Rio Grande do Sul inicia semeadura de arroz

Publicado em 05/10/2010 08:56
O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) informou que teve início o plantio do grão no Estado do RS e, até agora, cerca de 5,5% da área já está semeada. De acordo com o levantamento do órgão técnico, mais de 62 mil dos 1,1 milhão de hectares estão cultivados. O clima favorável e a adoção de tecnologia são apontados como fatores determinantes para a intensificação da semeadura no período correto, que se estende até a primeira quinzena de novembro.

A cada safra uma quantidade maior de arrozeiros se adapta as técnicas de manejo preconizadas pelo Irga, o que garante bons resultados. De acordo com as expectativas do Instituto, o La Niña favorece a semeadura, o que indica uma maior produtividade para a safra 2010/11.

A Fronteira Oeste tem 6,4% da área plantada, enquanto a Campanha contabiliza 8,3%. A Zona Sul está com 7,1% e a Depressão Central conta com 3,8%. Já a Planície Costeira Externa tem 2,7% do processo concluído e a Planície Costeira Interna, que abrange Camaquã, apresenta 2,5% do plantio finalizado.

A expectativa é obter uma produtividade média em torno de sete toneladas na safra 2010/11. Os produtores devem estar atentos para época correta de semeadura, o controle de plantas daninhas, e o uso de doses recomendadas de fertilizantes. O Rio Grande do Sul é o maior produtor nacional de arroz chegando a 63% de todo o grão que é produzido no Brasil.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Governo do Estado do RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário