Leilão de PEP de trigo pode melhorar preço do grão

Publicado em 18/01/2011 12:43
O coordenador da Comissão do Trigo da Farsul, Hamilton Jardim, acredita que somente os leilões de PEP podem ajudar na recuperação do preço do grão ao produtor. Hamilton disse que enquanto o preço mínimo da saca de 60 quilos para o tipo 1 pão está fixado em R$ 28,62, o produtor está recebendo R$ 22,00. O próximo leilão de PEP de trigo está marcado para 20-01, com 190 mil toneladas do RS.

Segundo Hamilton, o protesto dos produtores argentinos contra a taxação das exportações de grãos pelo governo local não terá reflexos no Estado porque há outros fornecedores e os moinhos já estão abastecidos por meio de contratos antecipados. “Precisamos ver o Mercosul como um todo na produção e comercialização de trigo. O Paraguai pode exportar ao Brasil, de 800 mil a um milhão de toneladas; o Uruguai, 800 mil toneladas e a Argentina, cinco milhões de toneladas. Com este cenário, sobra trigo brasileiro. A indústria alega que falta qualidade para o nosso grão, mas na última safra, mais de 70% foram de trigo tipo brando, usado na panificação”, destacou Jardim.

A safra 2010 somou cinco milhões e setecentas mil toneladas, pouco mais da metade do consumo nacional.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Farsul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Telmo Heinen Formosa - GO

    Será que a Farsul sabe que este PEP permitirá o escoamento do Trigo para "qualquer localidade", EXCETO para as regiões SUL, SUDESTE e CENTRO OESTE? [Vão ter que vendê-lo para a Bahia, Acre, Amazonas, Maranhão, Paraiba etc... (Norte de Nordeste) Lá como se sabe, tem Moinhos aos montes!??!!]. PEP se não for para exportar, só muda o problema de lugar. A "sobra" no produtor sobrará no comprador. É um Premio inadequado.

    0