Rio Grande do Sul tem a maior alta nas cotações do trigo, aponta Cepea

Publicado em 14/02/2011 09:56 365 exibições
Dados apontam alta tanto no mercado a balcão quanto no de lotes

O mercado brasileiro de trigo começa a reagir, depois de um período de instabilidade. Os especialistas salientam a boa qualidade do produto nacional colhido nesta safra. Este fato fez com que os moinhos retomassem negociações no mercado interno.

Segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os preços do trigo em grão tiveram altas mais expressivas no Rio Grande do Sul, em relação aos outros estados produtores. Os valores aumentaram 4,36% no mercado de balcão, que é o preço pago ao produtor, e 4,74% no de lotes, que são negociações entre empresas.

Para o presidente da Comissão de Trigo da Farsul, Hamilton Jardim, a intervenção do governo com leilões de Prêmio de Escoamento do Produto (PEP) beneficiou a recuperação de cotações.

– Isto, consequentemente, enxugou o mercado e, enxugando o mercado, fez com que os compradores internos se voltassem para o trigo gaúcho. Isto é muito bom, pois mostra que o trigo gaúcho tem qualidade – comemora.

Jardim salienta que a tonelada do trigo está sendo negociada perto dos R$ 440 no mercado gaúcho. Ele acredita que novas medidas de apoio à comercialização do setor devem ser tomadas no mês de março.


 

Tags:
Fonte:
ZH Dinheiro

0 comentário