Colheita do feijão está terminando na região sul do Paraná

Publicado em 18/03/2011 07:25
Como os preços ficaram abaixo do esperado, o agricultor que pode, segura parte do produto à espera de uma reação do mercado.
A colheita do feijão está terminando no sul do Paraná. Como os preços ficaram abaixo do esperado, o agricultor que pode, segura parte do produto à espera de uma reação do mercado.

Foi realmente uma safra das águas, como há tempos não se via em Palmas, no sudoeste do Paraná. “Foi bastante água. Imagina 700 milímetros em dois meses, é quase a metade do que chove em um ano na nossa região”, comentou Dagliano Paim, agricultor.

Por causa do excesso de chuva, só agora, com 30 dias de atraso, o agricultor está conseguindo colher o feijão plantado em novembro. Com isso, a perda na lavoura chega a pelo menos metade da produção.

Não bastasse a quebra, Dagliano ainda tem que enfrentar a queda nos preços. A safra que chegou a R$ 180 na safra de 2010, hoje não passa de R$ 70.

Praticamente toda a primeira safra de feijão do Paraná já está colhida e tem lotado os armazéns. De acordo com a Secretaria Estadual de Agricultura, nem a metade dessa produção foi vendida até agora. É que o produtor que pode, está segurando o produto a espera de preços melhores. “A gente vendeu para pagar as contas que tínhamos, agora vamos esperar o preço melhorar”, disse Sandro Zílio, agricultor.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário