Colheita do cacau começa com atraso no sul da Bahia

Publicado em 29/04/2011 09:34
Apesar do atraso, a qualidade está sendo considerada boa. Já o preço baixo pago pela arroba preocupa os produtores.
A colheita em uma fazenda de 12 hectares no município de Uruçuca, no sul da Bahia, começou esta semana, bem diferente do ano passado, quando nesta mesma época, quase 10% já havia sido colhido.

Apesar do atraso, a qualidade do cacau está sendo considerada boa. Os frutos estão perfeitos para a indústria do chocolate, sem ataques de pragas ou fungos.

A expectativa dos produtores para a safra deste ano não é tão boa quanto a do ano passado. De acordo com a Associação dos Produtores de Cacau da Bahia, em 2011, a safra deve ser de 120 mil toneladas, 20% a menos em relação à safra passada.

Henrique Almeida, produtor de cacau há mais de 30 anos e presidente da Associação dos Produtores de Cacau tem uma fazenda com 90 hectares do fruto. Ele ainda não começou a colheita este ano e não está entusiasmado com o preço.

No ano passado, a arroba do cacau foi vendida por R$ 95, agora, o preço de mercado está girando em torno de R$ 76. “Os custos aumentaram, os insumos tiveram aumento em torno de 50%, a mão-de-obra aumentou e estamos tendo redução no preço da arroba”, lamenta Henrique.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário