Centeio perde espaço para o trigo nas lavouras do RS

Publicado em 14/06/2011 09:20
O plantio do cereal está terminando no estado. Muito usado na indústria de panificação, a área nesta safra está menor.
Nesta safra, o Rio Grande do Sul deve produzir 2,2 milhões de toneladas de centeio, uma redução de 40% em comparação com o ano passado. O motivo é a maior valorização do trigo, que acabou ganhando espaço nas lavouras e deve crescer cerca de 5% nesta safra. As duas culturas são plantadas no mesmo período, mas o trigo acaba produzindo mais.

O Rio Grande do Sul é responsável por 78% da produção nacional de centeio. O produtor Júnior Ciprandi preferiu plantar o cereal e manteve a área destinada no ano passado, um total de 110 hectares.

O agricultor aposta no mercado de produtos integrais que, segundo a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação, o crescimento este ano deve ser de 20%. Com isso, Júnior acredita que terá um bom mercado comprador. "A comercialização hoje tem uma liquidez mais rápida, mas é preciso esperar uma boa oportunidade".

O preço médio pago pela saca de 40 quilos é de R$ 24, valor equivalente ao de 2010. Para o produtor, o preço compensa, mesmo com a alta no custo dos adubos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário