Clima favorece trigo na região de Campo Mourão/PR

Publicado em 15/06/2011 16:21
Após o susto com a estiagem, os produtores rurais respiram agora mais aliviados. Além da chuva, que caiu na última semana - média de 100 milímetros na região-, as temperaturas amenas estão contribuído para o desenvolvimento das lavouras de trigo. E o melhor, pelo menos até o fim de junho não há previsões de geadas.

O engenheiro agrônomo da Coamo, Lucas Simas de Oliveira Moreira, estima que apenas 10% do trigo esteja na fase de espigamento na região. O restante da lavoura encontra-se em processo vegetativo. “O único risco de perdas com geada é a cultura que está em fase de espigamento. Porém, pelo menos por enquanto, segundo as previsões, não há riscos de formação de geadas até o fim do mês”, avisa.

No entanto, o agrônomo alerta os produtores para riscos de doenças na cultura. Segundo ele, é importante o monitoramento constante nas lavouras, pois o clima mais úmido e temperaturas amenas favorecem o aparecimento da ferrugem do trigo e manchas foleares, o que acaba comprometendo a produção. “São doenças que o produtor já está acostumado e habituado a fazer o controle. Mas é sempre importante não descuidar”, pede, acrescentando que o plantio do trigo já terminou na região.

De acordo com levantamento da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) de Campo Mourão, a região plantou uma área de 100 mil hectares de trigo, a previsão de colheita é de 245 mil toneladas. No Paraná a produção de trigo neste ano caiu 12%, passando de 1,17 milhão de hectares plantados no ano passado para 1,03 plantados este ano. Com a redução de área, a produção esperada também é menor, devendo cair de 3,44 milhões de toneladas colhidas no ano passado para 2,85 milhões de toneladas, uma queda de 17% na produção.

Milho

Já em relação ao milho, Moreira explica que os prejuízos maiores ocorreram em terrenos arenosos e em plantações mais tardias. Porém ele afirma que ainda não há levantamentos de perdas. O agrônomo estima que em torno de 75% das lavouras de milho estejam na fase final de enchimento de grãos. O restante na fase de maturação. “A chuva acabou recuperando algumas plantações que vinham sofrendo. Houve perdas, mas ainda não tem como calcular.”
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Tribuna do Interior

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário