Área ocupada com a cevada deve crescer 7%, este ano, no PR

Publicado em 14/07/2011 07:53 265 exibições
Uma safra de quase 200 mil toneladas de cevada começa a crescer nos campos do Paraná. Na região de Guarapuava, principal área produtora, o cereal ocupa, este ano, mais de 30 mil hectares.

A produção se concentra no gelado distrito de Entre Rios, que já foi atingido por fortes geadas neste inverno.

As baixas temperaturas e geadas que marcaram o início do inverno em Guarapuava, uma das regiões mais frias do Paraná, não foram problema para os produtores porque o plantio de inverno começa mais tarde do que em outras regiões do estado. A cevada, por exemplo, começou a ser plantada na região na segunda quinzena de junho.

Na maioria das propriedades, a sementes ainda estão germinando e nesta fase inicial, o frio intenso não causa estragos, ao contrário, pode até ser bom para o desenvolvimento das plantas.

O Brasil deve colher, nesta safra, mais de 280 mil toneladas de cevada. O Paraná é o principal produtor. Os compradores de tudo o que é produzido são as maltarias da região. O cereal de qualidade tem venda garantida na indústria, por isso, os agricultores torcem para que tanto frio, que nesse início de safra é bem-vindo, não se prolongue por muito tempo.

Tags:
Fonte:
Globo Rural

0 comentário