Produção nacional de grãos chegará a 162,9 mi de toneladas, diz Conab

Publicado em 09/09/2011 09:18 e atualizado em 09/09/2011 15:24
A produção nacional de grãos na safra 2010/2011 deve chegar a 162,9 milhões de toneladas, confirmando o recorde durante nesse ciclo, conforme o 12º e último levantamento da safra 2010/2011 divulgado nesta sexta-feira. O estudo é elaborado mensalmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O volume total representa um aumento de 9,2% em relação à safra 2009/2010, que registrou 149,2 milhões de toneladas de grãos. O bom desempenho se deve, segundo o Ministério da Agricultura, principalmente às boas condições climáticas na maioria das regiões produtoras.

“O recorde na produção mostra a força da agricultura brasileira e a importância cada vez maior do Brasil como fornecedor mundial de alimentos. Isso confirma nossa contribuição para o combate à fome no Brasil e no mundo e para o enfretamento da crise econômica que atinge vários países”, disse o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho.

Em relação ao 11º levantamento, divulgado em agosto, houve aumento de 1,42 mil toneladas devido à confirmação da produtividade do milho segunda safra. A alteração no valor total da safra ocorreu por causa do aumento da área de milho no Nordeste e das áreas de soja subirrigada de Tocantins e de Roraima. Os resultados positivos compensaram a queda do feijão terceira safra e do milho segunda safra na Bahia, que devido às adversidades climáticas, apresentam perdas consideráveis.

A área total cultivada no País está estimada em 49,9 milhões de hectares. A estimativa é 5,3%, ou 2,5 milhões de hectares, superior à safra passada (47,4 milhões de hectares). O Centro-Sul representa 79% da área plantada de grãos. A região obteve crescimento de 3,3% (1,2 milhão de hectares), passando de 38,1 milhões para 39,4 milhões de hectares, em comparação ao ciclo anterior.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Conab

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário