Cultivares da Embrapa indicadas para safra 2011-2012 de feijão-caupi

Publicado em 29/09/2011 13:38 254 exibições
Quatorze cultivares de feijão-caupi desenvolvidas pela Embrapa Meio-Norte em parceria com outras Unidades da instituição, estão sendo indicadas para a safra 2011/2012, no Piauí e Maranhão. A indicação é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através do zoneamento agrícola, que aponta a lista dos municípios aptos para o plantio nos estados.

As cultivares indicadas, todas com produtividade média acima de uma tonelada por hectare e ciclos que vão de 65 a 75 dias, são as seguintes: BRS Tumucumaque, BRS Mazagão, BR14 Mulato, BRS Aracê, BRS Juruá, BRS Pajeu, BRS Paraguaçu, BRS Potengi, BRS Rouxinol, BRS Xiquexique, BRS Guariba, BR17 Gurguéia, BRS Maratoã e BRS Monteiro.

No Piauí, a formatação do sistema agrícola prevê o plantio de três safras. Segundo o pesquisador Francisco Brito, a primeira, denominada de sequeiro, que vai de outubro a novembro, na região sul do estado. Na região centro, a semeadura ocorre de janeiro e fevereiro. Já na região norte, o plantio vai de fevereiro a março.

A segunda safra, a de vazantes, é trabalhada apenas na região norte e vai de junho a julho. A terceira, irrigada, alcança as três regiões do estado. A semeadura começa a partir de julho, quando as chuvas praticamente desaparecem por completo no Piauí.

O zoneamento agrícola para a cultura do feijão-caupi na safra 2011/2012, com a lista dos municípios do Piauí e Maranhão, aptos à produção e os períodos adequados à semeadura, estão disponíveis nas portarias 364 e 365, do Diário Oficial da União, do dia 20 deste mês.

Tags:
Fonte:
Embrapa

0 comentário