Alegrete tem 88% da área de arroz plantada

Publicado em 11/11/2011 06:46
Com o plantio iniciado na primeira quinzena de setembro, os orizicultores de Alegrete chegam à segunda semana de novembro, com 88% da área semeada. Este fator é considerado positivo pelo representante do Irga local. “A evolução de plantio está dentro das expectativas e do que recomendamos. Mesmo com a crise financeira da atividade os produtores se esforçaram e semearam na época recomendada”, avalia o Engº Agrônomo do 9º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão do Irga (9º NATE/Irga), Luis Henrique Ereno.

As chuvas ocorridas na última semana também demonstram um período propício, no qual quem plantou a partir de 15 de outubro terá a germinação e/ou uniformização de emergência. “As chuvas nesta fase são muito importantes para um estabelecimento uniforme da lavoura”, destaca o Agrônomo do Irga.

Para a próxima quinzena, o 9º NATE/Irga recomenda que os produtores se programem com o manejo da lavoura, planejando a aplicação do herbicida, a adubação de cobertura e, seguido, sem atraso, a irrigação. Isto quando as plantas atingirem 4 folhas, pois é indispensável para se ter um resultado positivo no final. O agrônomo ressalta ainda que, nos primeiros 45 dias da planta se define 75% do potencial produtivo.

Capacidade de Água – As regiões da Harmonia, Ibirocai, Guassu-Boi e Itapororó apresentam limitações na capacidade de irrigação das barragens, pois as chuvas ocorridas ainda não foram suficientes para a reposição destes mananciais. Nessas localidades existem casos em que a redução de área pelo produtor chega a 30%.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Ass. Arrozeiros de Alegrete

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário