Com bom clima em algumas regiões, plantio de arroz e feijão avança no RS

Publicado em 28/11/2011 06:42 188 exibições
O plantio da safra de arroz no RS teve um bom avanço no último período. Este poderia ser mais efetivo não fosse a falta de umidade em algumas áreas das Regiões Sul e Centro do Estado.
Segundo o Informe Conjuntural, elaborado pela Emater/RS-Ascar, em algumas lavouras dessas regiões é necessário irrigar para ocorrer a emergência das plantas, fato que traz algum prejuízo na evolução normal das mesmas, provocando falhas com possíveis prejuízos na produção final. Outro fato a preocupar os produtores é o baixo nível que apresentam as barragens e rios nestas regiões, indicando que os produtores poderão enfrentar, caso persistam as atuais condições de chuvas irregulares, restrições no uso da água para a irrigação das lavouras.

Se as condições de implantação da safra nesse período final não são as melhores, o mesmo ocorre com a comercialização da safra passada. As cotações praticadas pelo mercado seguem estáveis, com pequenas oscilações no preço médio estadual. Nesta semana a variação foi de +0,66%, passando a saca de 50 kg para R$ 24,55.

Já para o feijão, as condições meteorológicas da semana de um lado permitiram o avanço mais rápido da semeadura, mesmo com umidade restrita no solo. Por outro lado, já ocorre a necessidade de precipitações mais vigorosas para o bom desenvolvimento da safra, especialmente em algumas áreas mais ao sul do Estado, nesse momento.

Mesmo assim, a cultura em geral, encontra-se com bom desenvolvimento. Nesse último período, as primeiras lavouras semeadas iniciaram a fase de maturação. Os tratos culturais seguem, concentrando no combate as pragas e doenças.

O período foi de negócios em ritmo normal no RS, como preço da saca de 60 kg do feijão preto voltando ao valor da semana retrasada, de R$ 67,21, subindo 0,96%.

Tags:
Fonte:
Emater/RS

0 comentário