Feijão resistente ao mosaico dourado

Publicado em 30/11/2011 07:04
Cultivares garantem aumento de produção de 20% em relação às lavouras convencionais afetadas pela doença
A liberação dos transgênicos no Brasil é relativamente recente e já é maioria no plantio de soja e milho. No entanto, o assunto “transgênicos” ainda é polêmico. Recentemente, o uso de feijão transgênico foi liberado no Brasil, permitindo que empresas do ramo possam investir em novas tecnologias destinadas à cultura. Para combater um dos graves problemas do feijão, a Embrapa Arroz e Feijão tem desenvolvido cultivares resistentes ao mosaico dourado, doença que pode afetar até 20% da produção. Diferentemente das culturas da soja e do milho, a tecnologia utilizada foi de interferência de RNA e a garantia de resistência é de praticamente 100%.

Segundo Josias Corrêa de Faria, pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão, é difícil avaliar os impactos das modificações genéticas na soja e no milho em relação às do feijão, dada as diferentes características dessas culturas.

— Soja e milho são commodities e, portanto, têm um comportamento totalmente diferenciado. Por isso, espera-se que esse feijão venha a ser um sucesso no controle do mosaico dourado — diz o pesquisador.

Leia texto completo no site Dia de Campo

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Dia de Campo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário