Bananas de todo mundo sob ameaça do "mal do Panamá"
Nos anos 50, uma doença chamada "mal do Panamá" ameaçou as produções de banana. Agora, um ressurgimento do fungo agressivo que provocava a doença pode acabar com boa parte das bananas que são consumidas no mundo, especificamente com as bananas Cavendish.
O "mal do Panamá" apareceu em algumas plantações do sudeste asiático. Há também relatos de que o fungo já chegou ao Oriente Médio e até na África.
Gert Kema, especialista em patologia vegetal da Universidade de Wageningen, da Holanda, disse à BBC que a doença apresenta riscos sérios, mas que, dos anos 50 para cá, já foram desenvolvidos muitos conhecimentos a respeito do combate de pragas e fungos. "Embora este fungo seja um pouco mais complicado por nascer na terra e se propagar muito facilmente com a água e as partículas de barro, especialmente por conta dos humanos: sapatos sujos, ferramentas sujas, roupas sujas, tudo isso", explicou.
Países como Brasil, Equador e Costas Rica devem tomar medidas preventivas, que são mais eficazes para combater a doença. A FAO tenta, a nível regional, estabelecer um programa de contingência para permitir, de maneira rápida, a detecção, para evitar que a doença se propague.
(Com informações do Todo El Campo)
0 comentário
Trufas estão em plena colheita em Cotiporã
Ilhéus é Capital Nacional da Rota do Cacau e do Chocolate
Maçã/Cepea: Condições climáticas adversas preocupam produtores na região Sul
Batata/Cepea: Safra das águas tem início em dezembro em Bom Jesus
Melancia/Cepea: Envios brasileiros em novembro seguiram aquecidos
Melão/Cepea: Como foram as exportações do RN/CE em 2025?