Bananas de todo mundo sob ameaça do "mal do Panamá"

Publicado em 12/12/2013 15:22

Nos anos 50, uma doença chamada "mal do Panamá" ameaçou as produções de banana. Agora, um ressurgimento do fungo agressivo que provocava a doença pode acabar com boa parte das bananas que são consumidas no mundo, especificamente com as bananas Cavendish.

O "mal do Panamá" apareceu em algumas plantações do sudeste asiático. Há também relatos de que o fungo já chegou ao Oriente Médio e até na África.

Gert Kema, especialista em patologia vegetal da Universidade de Wageningen, da Holanda, disse à BBC que a doença apresenta riscos sérios, mas que, dos anos 50 para cá, já foram desenvolvidos muitos conhecimentos a respeito do combate de pragas e fungos. "Embora este fungo seja um pouco mais complicado por nascer na terra e se propagar muito facilmente com a água e as partículas de barro, especialmente por conta dos humanos: sapatos sujos, ferramentas sujas, roupas sujas, tudo isso", explicou.

Países como Brasil, Equador e Costas Rica devem tomar medidas preventivas, que são mais eficazes para combater a doença. A FAO tenta, a nível regional, estabelecer um programa de contingência para permitir, de maneira rápida, a detecção, para evitar que a doença se propague.

(Com informações do Todo El Campo)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Todo El Campo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário