Hortitec: Embrapa leva produtos e informação estratégica para horticultores

Publicado em 29/05/2014 09:04

Novidades em produtos e informação estratégica para quem está no mercado é o que a Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento leva ao visitantes da Hortitec -  Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas a partir desta quarta-feira (28/05). A exposição segue até dia 30, no Pavilhão da Expoflora, em Holambra (SP).
 
Técnicos e pesquisadores da Embrapa Hortaliças (Brasília/DF) e da Embrapa Produtos e Mercado (Brasília/DF) dividem o estande onde estará em destaque o alho BRS Hozan e suas qualidades agronômicas vão poder ser conferidas juntamente com informações sobre aquisição de sementes. A empresa montou um canteiro com a cultivar para que os visitantes observem de perto a novidade, que oferece ao produtor a oportunidade de aumentar a aceitação comercial de sua produção já que o Hozan permite a substituição de cultivares com número excessivo de bulbilhos.
 
Além do tamanho dos bulbos, semelhante ao dos alhos nobres, a cultivar não necessita de vernalização – quando o alho-semente fica armazenado por um período em câmara fria para ser produzido em regiões tropicais. A cultivar desenvolvida por pesquisadores da Embrapa Hortaliças é recomendada para as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Outras tecnologias como a produção de alho livre de vírus e as que envolvem manejo de hortaliças em geral também vão ser mostradas no estande. O espaço vai dispor ainda de banners e publicações técnicas de tecnologias já consolidadas. 

Já os tomates desenvolvidos em parceria com a empresa Agrocinco, a exemplo das cultivares BRS Iracema, Kiara, Montese, Portinari e os mais recentes Zamir e Imigrante, estarão exposto no estande da empresa de sementes, que também contará com o BRS Sena, primeiro híbrido nacional de tomate para processamento, também desenvolvido pela Embrapa Hortaliças.
 
Palestra - Minimizar perdas e maximizar ganhos é uma meta perseguida por todo produtor que deseja manter ou expandir sua presença no mercado. Um objetivo que se alcança com investimento em gestão. Para a pesquisadora do Escritório da Embrapa Produtos e Mercado em Campinas/SP, Ana Paula Vaz é aí que entra a importância do Programa de Produção Integrada, que confere maior profissionalismo ao setor agrícola ao permitir a rastreabilidade e certificação da produção sob o selo “Brasil Certificado”
 
Vaz lembra que o programa veio para atender a uma exigência crescente dos mercados interno e externo, e que o produtor só tem a ganhar adotando a prática da certificação. “O produtor precisa conhecer melhor a propriedade para saber onde ganha e onde perde, mantendo um banco de dados organizado que permita a articulação de informações o empreendedor pode fazer a gestão do seu negócio ao mesmo tempo em que se adapta à legislação e ao mercado cada vez mais exigente da rastreabilidade”.
 
O tema será abordado na palestra Selo PI Brasil – A produção integrada como programa de certificação do Governo Brasileiro, que a pesquisadora proferiu nesta quarta-feira, 28/05, na Hortitec. Vaz falou sobre o que motivou, no final da década de 90, a criação do programa pelo Ministério da Agricultura - com participação ativa de profissionais da Embrapa – e traçpu um quadro atual e futuro do Selo Produção Integrada Brasil, além de apontar também os gargalos enfrentados.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Embrapa Produtos e Mercado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário