Exportadores pedem apoio do governo para controlar mosca das frutas

Publicado em 12/06/2014 10:02 e atualizado em 12/06/2014 11:35
Representantes do setor reuniram-se com ministro da Agricultura, Neri Geller

Exportadores de frutas do Vale do São Francisco reuniram-se na noite desta terça-feira (10/6) com o ministro da Agricultura, Neri Geller, para pedir medidas de apoio ao controle da mosca das frutas. A preocupação dos produtores da região, que já fazem controle rigoroso nos pomares, é com a infestação excessiva do inseto, que pode prejudicar a qualidade das frutas, principalmente manga e uva, que são as mais vendidas para o mercado internacional. O encontro foi liderado pelos deputados Antônio Balhmann (PROS-CE), presidente da Frente Parlamentar da Fruticultura, e Daniel Almeida (PCdoB-BA).
 
A lista de solicitações inclui medidas preventivas, como a destinação imediata de recursos ao controle químico para redução “brusca” da incidência desta praga. A ideia é dar “tratamento de choque” ao problema dos insetos, com técnicas de manejo da produção, contratação de fiscais sanitários para a região, e a criação de um fundo para financiar as ações de controle da praga. “Precisamos reduzir a infestação da mosca o mais rápido possível”, alertou o assessor técnico da Comissão Nacional de Fruticultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Eduardo Brandão Costa.
 
A fruticultura no Vale do São Francisco, tradicional no país, gera 240 mil empregos diretos e responde por quase 100% da uva e 90% da manga que embarcam para o exterior, além de ser responsável pela produção de 15% dos vinhos nacionais. Diante da importância da atividade, os empresários da região alertaram o ministro das graves consequências, caso o problema saia de controle.
 
“Já houve o problema da Índia, que teve as exportações de manga para a União Europeia suspensas. Se o Brasil não agir rápido, terá as mesmas dificuldades”, disse o diretor comercial da Associação Brasileira de Produtores Exportadores de Frutas (Abrafrutas), Paulo Dantas. “A mosca das frutas é um problema mundial que gera prejuízo de US$ 20 bilhões por ano”, explicou o pesquisador Jair Fernandes, diretor executivo da Moscamed Brasil, organização especializada em desenvolver técnicas de controle de insetos e pragas, e que atua em parceria com órgãos estaduais de defesa agropecuária. 
 
Ao ouvir as demandas do setor, Neri Geller informou que o ministério está discutindo com a Casa Civil a liberação mais rápida do registro dos agroquímicos. Ele também determinou à Secretaria de Defesa Agropecuária que analise os outros pedidos do setor. Também estiveram presentes no encontro representantes da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário