Nova variedade de batata será lançada no Paraná

Publicado em 20/02/2015 09:24

A BRS Camila é uma nova cultivar de batata, resultado de um trabalho do Programa de Melhoramento Genético de Batata da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), Embrapa Hortaliças (Brasília, DF) e Embrapa Produtos e Mercado (Canoinhas, SC). Foram 11 anos de pesquisas até a primeira apresentação pública, que será realizada no dia 5 de março, às 10h30, durante um Dia de Campo, em Palmas, na região dos Campos do Centro Sul do Paraná.

Uma das principais características da BRS Camila é a resistência ao vírus Y, doença que causa degeneração das sementes e reduz a produtividade e a qualidade das lavouras. Com essa resistência, a cultivar garante maior número de multiplicações da semente, tornando-se mais barata e de melhor qualidade. Também apresenta moderada suscetibilidade à requeima e à pinta-preta - características que podem ser vistas como positivas, considerando-se que outras cultivares, em geral, são suscetíveis a essas doenças.

Rendimento

A BRS Camila apresenta boa aparência de tubérculos e elevado potencial produtivo. "O rendimento comercial chega a ser entre 10 a 20% superior à principal concorrente que está no mercado hoje", estima o analista da Embrapa Produtos e Mercado, Antônio Bortoletto, tendo como base as avaliações junto aos cerca de dez produtores que estão testando a cultivar.

Suas batatas são ovaladas, com olhos rasos, polpa amarela clara, e pele amarela e lisa. Apresenta ainda período de dormência e ciclo vegetativo médios. Além disso, tem vida de prateleira mais longa, tanto no mercado como no armazenamento das sementes. A nova cultivar é indicada para plantio na região Sul do país e nas épocas mais frias das demais regiões produtoras.

Culinária

A BRS Camila é versátil na culinária, tendo sido desenvolvida para atender às crescentes exigências dos consumidores brasileiros. É voltada à cocção e pode ser preparada tanto assada quanto cozida, em função do seu teor de matéria seca. Nas análises sensoriais, apresentou sabor diferenciado e, por isso, também é indicada à cozinha especializada. "A expectativa é que atenda às demandas do produtor e satisfaça o consumidor", explica o pesquisador Arione Pereira, um dos responsáveis pelo desenvolvimento da BRS Camila.

Produtor

A propriedade onde o Dia de Campo irá ocorrer é do Grupo Schebeski, que avalia a área mais significativa – são quatro unidades produtivas, com cerca de 500m² cada. De acordo com o engenheiro agrônomo e consultor, Marcelo Kusman, a BRS Camila ainda está em testes, mas já chama atenção dos produtores pela beleza e pelo formato. Além disso, Kusman estima produtividade semelhante à principal variedade cultivada no país. "[A BRS Camila] É uma variedade promissora para produção in natura. O cartão de visita dela é muito bom", afirma.

Dia de Campo

O Dia de Campo é exclusivo para o lançamento da BRS Camila. A cultivar será apresentada no campo, mas com direito também a apresentação culinária. O almoço de degustação será realizado na Casa do Turista, com diferentes receitas tendo a nova cultivar como matéria-prima. Além de Palmas/PR, a intenção da pesquisa é apresentar a BRS Camila em Dias de Campo nos municípios de São Francisco de Paula/RS, de Pouso Alegre/MG, e de Vargem Grande do Sul/SP.

A expectativa é que a BRS Camila já esteja nas prateleiras no primeiro semestre de 2016. Mais informações sobre a cultivar, inclusive sobre a disponibilidade de sementes, podem ser obtidas na Embrapa Produtos e Mercado, pelos telefones (47) 3624.0127, (47) 3624.0195 ou (47) 3624.2077; ou pelo e-mail [email protected].

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Embrapa Clima Temperado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário