Queda no preço da banana provoca demissões no Vale do Ribeira (SP)

Publicado em 10/08/2015 08:06

O Vale do Ribeira, em São Paulo, é a principal região produtora de banana no Brasil. Mas a vida dos agricultores não está nada fácil. O preço caiu e muitos trabalhadores foram demitidos. Produtor há mais de 50 anos, José de Paula Teixeira faz parte da segunda geração da família que vive da bananicultura no município de Registro.

Nos últimos 12 meses, ele viu o preço do produto despencar. O quilo da banana nanica que nesta mesma época no ano passado era vendido em média por R$ 0,90, agora vale R$ 0,63, uma queda de 30%. “Nós tivemos crise com doença, com vendaval, mas nunca chegou numa situação que nem nós estamos tendo hoje”, relata o produtor.

O motivo, segundo os produtores, foi a retração nas vendas. “Como o consumidor está com o poder de compra menor, ele acaba selecionando os produtos que vai comprar no supermercado. Se a banana não diminui o preço, como diminuiu no campo, ele acaba optando por outras frutas ou deixando de consumir frutas”, diz Jeferson Magário, presidente do Sindicato Rural do Vale do Ribeira.

Por conta do cenário, segundo o sindicato, do começo do ano para cá, cada produtor demitiu, em média, 30% dos funcionários. Foram mais de 1.400 trabalhadores rurais, com carteira assinada.

José Ricardo dos Santos é encarregado de uma fazenda que tem quase 30 funcionários. Ele diz que essa crise no setor está tirando seu sono. “A gente como pai de família não tem como dormir em paz. Isso preocupa muito. Tem conta, muitos pagam aluguel. É difícil.”

Leia a notícia na íntegra no site G1 - Globo Rural.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
G1 - Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário