MT: Projeto de lei prevê adição de 10% de farinha de mandioca em pães

Publicado em 19/08/2015 09:00 e atualizado em 19/08/2015 10:09

Em resposta a reivindicações que provocaram até paralisação no fornecimento de mandioca, em abril deste ano, em Mato Grosso do Sul, foi apresentado na Assembleia Legislativa, hoje (18), um projeto de lei que prevê a adição de 10% dos derivados do produto à farinha de trigo na confecção de pães e similares no Estado.

A proposta é do deputado estadual João Grandão (PT), que vê no projeto a solução para a crise econômica enfrentada pela mandiocultura em MS. “O valor pago nas fecularias não agrada o produtor, sobra produção e a indústria armazena no estoque. Esse ciclo exige mudanças urgentes que beneficiem os dois lados e isso passa pela criação de maior demanda e valorização do produto no mercado”, comentou o deputado.

O projeto foi discutido há três meses em uma audiência pública e menciona também a criação de uma Câmara Setorial da Mandioca, estabelecida após a lei entrar em vigor, que ficaria por conta da Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira da Casa, cujo o deputado é vice-presidente.

“Essa câmara será formada por integrantes do Executivo, Legislativo, produtores e sindicatos que representam as indústrias e os trabalhadores. Os órgãos de representação terão 30 dias após a regulamentação da lei para indicar seus representantes à comissão”, detalhou. Para o deputado, a adição da fécula de mandioca à farinha de trigo traria inúmeros benefícios para a população, tanto no aspecto nutricional quanto na cadeia produtiva, principalmente da agricultura familiar. A maior produção está concentrada em propriedades com menos de 50 hectares, segundo ele.

Leia a notícia na íntegra no site Campo Grande News.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Campo Grande News

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário