Clima causa melhora na qualidade das hortaliças produzidas em SP

Publicado em 08/09/2015 07:05 e atualizado em 08/09/2015 07:57

Os dias de sol ajudam na produção de hortaliças no Cinturão Verde de São Paulo. Mas não há motivo para comemorar. O preço pago ao agricultor caiu.

Além de bonitas, as alfaces estão grandes. Algumas chegam a pesar 800 gramas, quase o triplo de uma alface colhida no verão. O inverno atípico trouxe altas temperaturas. Por isso, a produção está saudável e houve poucas perdas. Mas a procura não ajuda os produtores.

“Uma família consumia um pé de alface durante a refeição. Mas o pé colhido dá pras três refeições. Então, esse é um dos fatores do consumo de alface diminuir”, diz o agricultor Hiroshi Shintate.

As hortaliças que saem da propriedade, em Biritiba Mirim, vão para a capital em um volume 18% menor em relação ao ano passado. O preço do pé da alface é de R$ 0,25, com redução R$ 0,05 em relação ao mesmo mês de 2014. A variação faz diferença em um cenário de aumento nos custos de produção.

Junto com a queda dos lucros a crise da falta de água em São Paulo é outra grande preocupação dos agricultores. Por isso, continua o esforço no campo para economizar. Os dois reservatórios da propriedade de Shintate são abastecidos por uma mina que o produtor tem autorização do estado para usar. Mas, poucos agricultores estão na mesma situação.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - Globo Rural.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
G1 - Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário