Produtores recebem orientações sobre controle da mosca-das-frutas no RS

Publicado em 22/10/2015 13:45

As variedades de amoreira-preta cultivadas atualmente são resultado de um processo de melhoramento vegetal e os frutos, quando maduros, apresentam características como alto teor de açúcar, baixa acidez e elevada presença de aroma. Desta forma, os frutos maduros tornam-se atrativos à mosca-das-frutas, sendo a Anastrepha fraterculus a espécie mais comum associada à amoreira-preta. O ataque desta praga tem aumentado nos últimos anos, causando grandes perdas na produção. O extensionista rural, Nícolas Eigon Brandt, do escritório da Emater/RS-Ascar de Vacaria, alerta que como neste inverno ocorreu pouco frio, muito provavelmente as infestações de insetos e parasitas poderão ser maiores do que em anos anteriores.

Visando orientar os produtores do município, a Emater/RS-Ascar promoveu reuniões sobre o monitoramento e controle da mosca-das-frutas em cinco núcleos do interior do Rio Grande do Sul: Capela Santa Terezinha, Assentamento Nova Estrela, Assentamento Nova Batalha, Fátima e Refugiado, que contaram com a participação de 58 produtores, principalmente de pequenas frutas. Nestes encontros, foram debatidas as formas de controle através de iscas tóxicas, assim como a utilização de armadilhas com produtos disponíveis no mercado agrícola e as caldas caseiras, que utilizam produtos como suco de uva, vinagres, açúcares e melaço, entre outros. 

Também foram debatidas algumas medidas para o manejo da mosca nos pomares, sendo que a principal delas é a prevenção, ou seja, dispor as armadilhas nos pomares antes da formação das frutas, além da realização da colheita dos frutos na idade fisiológica recomendada e nas primeiras horas do dia. "Em anos chuvosos a atenção deve ser maior, pois os frutos tornam-se mais sensíveis ao rompimento devido à umidade maior, o que aumenta a atratividade para as moscas. Além disso, o mau tempo pode dificultar a colheita e aumentar o número de frutos muito maduros no pomar. Outra medida indicada é a aplicação de cálcio, com o objetivo de tornar a epiderme do fruto mais resistente, diminuindo assim a ocorrência do extravasamento natural da polpa devido ao excesso de líquido presente no fruto", esclarece Brandt.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Emater RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário