Mandioca: Média semanal é a maior desde janeiro/14

Publicado em 10/10/2016 10:19

Impulsionados principalmente pela baixa oferta, os valores da raiz de mandioca tiveram novas altas na última semana, subindo em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea. A média a prazo para a tonelada de mandioca posta fecularia foi de R$ 505,13 (R$ 0,8785 por grama de amido na balança hidrostática de 5 kg), a maior, em termos reais (valores deflacionados pelo IGP-DI de set/16), desde janeiro de 2014.

Em relação à semana anterior, o aumento foi de 15,3% e, frente ao mesmo período do ano passado, de 240,6%, também em termos reais. Segundo pesquisadores do Cepea, o ritmo de colheita da mandioca de segundo ciclo tem diminuído a cada semana, sendo que, em algumas regiões, as atividades já foram encerradas. Os poucos produtores ainda com área para ser colhida continuam postergando a comercialização.

Além disso, em algumas localidades, os trabalhos foram interrompidos por conta da falta de chuvas. A demanda por raiz, por sua vez, segue firme, tanto por parte de fecularias como de farinheiras, que buscam formar algum estoque para os próximos meses. Diante da baixa disponibilidade, porém, algumas empresas não conseguiram receber matéria-prima na semana passada. Assim, a quantidade de mandioca processada pela indústria de fécula diminuiu 47% em relação ao período anterior. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário