Nova variedade de banana é desenvolvida no Sul de Santa Catarina

Publicado em 07/11/2016 12:42
Banana Belluni passa por testes há 15 anos e já pode ser comercializada. Produto é resistente a pragas e tem mais qualidades nutricionais.

Uma nova variedade de banana, desenvolvida no Sul do estado, começa a ser comercializada. A variedade Belluna é resistente as principais doenças da bananeira, por isso promete ser uma alternativa de lucro para os produtores, como mostrou a RBS TV.

"Nós temos três doenças que acometem a bananicultura no Brasil e no mundo, que é a Sigatoka-amarela, a Sigatoka-negra e o Mal do Panamá. A Belluna é resistente a Sigatoka-amarela e ao Mal do Panamá, e mediamente resistente a Sigatoka-negra. Então, em termo de resistência, ela tem total vantagem as variedades que estão hoje no mercado", disse o responsável pelo programa melhoramento genético da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Edson Perito Amorin.

Para chegar a esse resultado, foram mais 15 anos de pesquisa. A Epagri recebeu as primeiras mudas da década de 1990 para testes em várias propriedades rurais da região Sul. 

Esses testes para o melhoramento genético foram feitos em parceria com a Embrapa. A nova variedade já foi registrada no Ministério da Agricultura e já pode ser vendida no mercado.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - SC

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
G1 - SC

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário