Manga: Vale do São Francisco segue como principal região produtora do Brasil

Publicado em 10/10/2017 16:23

O Vale do São Francisco continua sendo a principal região produtora de manga a nível nacional – com Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) sendo os principais municípios que sustentam esta posição. 

No último mês, a Pesquisa Nacional Agrícola dos Municípios (PAM), do IBGE, animou ainda mais mangicultores da região, sobretudo os de Juazeiro, já que a cidade passou da quarta para a segunda posição no ranking nacional de produção de manga de 2015 para 2016. Em 2015, vale ressaltar, a cidade ainda produzia menos que Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio (ambas cidades da Bahia). Com este ganho de produção, o Vale (Petrolina e Juazeiro) passou a ser responsável por quase 30% da produção nacional.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro, Tiano Felix, as estatísticas positivas são resultado do maior investimento no setor nos últimos anos. Projetos de incentivo à agricultura irrigada, assistência técnica e promoção de eventos para exposição e divulgação de tecnologias para o desenvolvimento da mangicultura, são exemplos de iniciativas para o aperfeiçoamento da fruticultura local.

Segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, a expansão da produtividade e área plantada da fruta recebem influência das exportações, já que os destinos como Estados Unidos e Europa têm garantido bom retorno. Além disso, a rentabilidade na parcial deste ano (janeiro a setembro) é positiva na região do Vale do São Francisco (preços 161% acima dos custos médios para a variedade tommy e 202% superiores para a palmer).

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário