Banana: Área de banana em Minas Gerais é limitada pela restrição hídrica

Publicado em 12/10/2017 12:20

A crise hídrica, que persiste nos últimos anos, impossibilitou a recuperação do volume do Rio São Francisco. E, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), ele atingiu o nível mais baixo de sua história em 2017. Mesmo com a suspensão do uso de água para a irrigação em um dia da semana, a recuperação do volume do Rio São Francisco não tem sido proporcional ao consumo. 

Assim, por recomendação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), novos plantios foram temporariamente suspensos na etapa 1 do projeto, composta por pequenos produtores. Na área empresarial, que contempla 19,3 mil hectares de médio e grande porte (e possui destaque para o cultivo de banana), produtores também decidiram acatar a recomendação.

Segundo bananicultores consultados pelo Hortifruti/Cepea, o projeto de irrigação que abastece os produtores de Jaíba, no Norte de Minas Gerais, é de suma importância para a bananicultura local, e o racionamento de água estabelecido na região já impactou diretamente na produtividade. Além disso, o custo de produção aumentou, o que já pode ser percebido nos centros consumidores do estado. 

Deste modo, a área destinada à produção de banana no Norte de Minas Gerais, que deve permanecer sem alteração neste ano frente a 2016, não deve aumentar, ainda, no início de 2018. Novos investimentos da região dependem, principalmente, das precipitações esperadas para este verão.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário