Cenoura: Safra de verão 2017/18 pode ter boa rentabilidade

Publicado em 16/01/2018 13:41

A previsão para a área da safra de verão 2017/18 de cenoura é de recuo de 2,2% frente à anterior, considerando-se todas as regiões produtoras. O motivo foi, principalmente, a saída de produtores do Cerrado Mineiro, que haviam optado pelo plantio de cenoura como segunda cultura em 2016.

Os preços baixos da safra de verão anterior (2016/17) também desestimularam a manutenção dos investimentos na raiz. A região com diminuição mais expressiva é a de Irecê (BA), de 14,3%, contabilizando 600 hectares.

Além dos resultados insatisfatórios no ano passado, produtores saíram do setor também pela crise hídrica, que vem prejudicando a produção de cenoura, aumentando os custos. Nos demais estados (Minas Gerais, Goiás e Paraná), o clima preocupa produtores, especialmente quanto à disponibilidade de água no período de plantio e ao desenvolvimento das raízes.

A expectativa inicial é de boa produtividade devido às chuvas a partir de outubro, assim como ocorreu na última temporada. Durante boa parte daquele período, a produtividade foi satisfatória, com média de 50,8 t/ha na região de São Gotardo (MG). 

Quanto à rentabilidade, a expectativa é de melhores resultados se comparados aos da safra de verão anterior (2016/17), com possibilidade de os valores cobrirem os custos de produção. Porém, o clima será decisivo para determinar a oferta e, consequentemente, os resultados aos produtores, visto que haverá pouca variação na área.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário