Uva: Chuvas afetam parreirais no Vale do São Francisco

Publicado em 16/02/2018 14:30

Elevadas precipitações atingiram o Vale do São Francisco (PE/BA) e afetaram a produção de algumas variedades de uva nos últimos dias. De acordo com o Inmet, de 09 a 15/02, foram registrados 68 mm de chuva, ainda que de forma pontual, o que resultou em rachadura e podridão de uvas em algumas áreas.  Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, as uvas que estavam perto do ponto de colheita e as parreiras que estavam em florada foram as mais danificadas – e, com a umidade e a possibilidade de ataque de fungos, foi necessário tratamento fitossanitário. Normalmente, o período de janeiro a março é caracterizado por maiores precipitações, dessa forma, a maior parte dos produtores escolhe não podar algumas áreas de uvas sem sementes, que são as mais sensíveis às chuvas. Ainda segundo agentes consultados, as variedades Sweet Globe, Sweet Celebration, Crimson e Midnight Beauty foram as mais afetadas pelas precipitações, com perdas de até 50% em algumas áreas.

Por outro lado, para novas variedades, como Arra 15 e Sugar Crisp, não foram observadas tantas perdas por conta da maior resistência. A situação foi semelhante para as uvas com semente: não ocorreram problemas significativos em decorrência das chuvas. Com isso, o que continuou afetando o mercado das variedades com sementes foi a elevada oferta de uva em São Paulo, além da demanda enfraquecida nesta semana. Com a menor procura pelas frutas, os preços foram reduzidos para facilitar o escoamento. A uva itália embalada foi vendida na média de R$ 3,90/kg no Vale, enquanto as uvas embaladas vermelhas sem sementes (como a crimson) foram vendidas na faixa de R$ 6,87/kg, quedas de 8,2% e 7,2%, respectivamente, frente à semana passada.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário