Cebola: Menor produtividade do Sul e dificuldade nas importações impulsionam preços

Publicado em 03/05/2018 12:43

A safra 2017/18 do Sul, no geral, obteve rentabilidade positiva e satisfatória aos produtores de cebola. As condições climáticas anormais do final do ano passado (estiagem e chuvas fora de época) afetaram a produtividade e aumentaram a incidência de bulbos de menor calibre (caixa 2).

Esse cenário resultou em um menor volume da hortaliça no País, tendo em vista que a região Sul abastece o Brasil entre os meses de novembro e abril. Dessa forma, as cotações foram mais altas e as importações, favorecidas a partir desse mês.

Além disso, o bulbo importado na fronteira de Porto Xavier (RS) vem sendo valorizado gradativamente, por conta do baixo volume de cebolas na Argentina, que diminuiu sua área plantada devido à sobra de mercadoria que ocorreu na safra 2016/17. Desse modo, as cotações no país vizinho também aumentaram e as negociações com o Brasil foram prejudicadas.

Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, a hortaliça deve continuar se valorizando nas próximas semanas, até que o volume do Nordeste se normalize.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário