Uva: Temporal atinge vinhedos da Serra Gaúcha e compromete produção

Publicado em 12/11/2018 11:33

Um temporal, acompanhado de chuva de granizo, atingiu a Serra Gaúcha na quarta-feira retrasada (31/10), e comprometeu drasticamente a produção de uvas na região. De acordo com o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), os prejuízos foram estimados em R$ 300 milhões e comprometeram pelo menos 70% da safra de uva indústria. Alguns agricultores acreditam que os danos aos parreirais também prejudicarão a safra 2019/20. De acordo com dados do Inmet, os ventos chegaram a 90 km/h em alguns municípios.

Segundo viticultores da região, o seguro não deve cobrir a totalidade das perdas produtivas desta safra, principalmente aos parreirais que ainda estavam em período de desenvolvimento dos cachos. Desta forma, a retomada para a próxima safra deve ser dificultada – e uma queda de área na vitivinicultura do Rio Grande do Sul pode ocorrer em 2019.

Dentre os municípios afetados estão Bento Gonçalves (RS), que corresponde a cerca de 85% da produção vitícola do estado, além de Nova Pádua – que declarou estado de emergência –, Nova Roma do Sul e Flores da Cunha. De acordo com o relatório da Emater gaúcha, cerca de 13 mil hectares foram atingidos – totalizando um terço da área produtiva do RS, comprometendo variedades tardias (que estavam em plena florada) e outras variedades, em frutificação. Além dos prejuízos na viticultura, outras culturas também foram afetadas, como a cebola e as frutas de caroço.

Ainda de acordo com a Emater, produtores deverão investir na atividade de repoda das áreas que não foram totalmente destruídas e fortalecer a adubação nitrogenada, além dos tratos fitossanitários, que deverão se prolongar até o próximo outono. Com o aumento da demanda por fungicidas, produtores já sentem dificuldade na aquisição do produto. Neste cenário, a rentabilidade da região deve ser severamente afetada.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário