Cenoura: Bifurcação é a maior causa de descartes em MG
As lavouras da região de São Gotardo (MG) permanecem apresentandoproblemas fitossanitários e a maior causa dos descartes é a bifurcação nas raízes. Além disso, colaboradores do Hortifruti/Cepea também relatam a incidência de mela, pintas e nematoides.
Portanto, a qualidade, no geral, é limitada, o que restringe a valorização da cenoura. Os preços nesta semana (de 18 a 22/02) não apresentaram alterações e a variedade “suja” foi vendida na média de R$ 40,00/cx de 29 kg. Quando comparado ao mesmo período do ano passado, porém, o preço atual está 2 vezes mais alto.
Por outro lado, a expectativa é que os custos de produção se elevem frente a janeiro, devido aos gastos com o controle de doenças. Além disso, em fevereiro aumentam os gastos para preparo de solo da safra de inverno 2019 que se inicia em março. Mesmo assim, como os preços estão bastante elevados, a rentabilidade deve permanecer positiva ao produtor.
Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br
0 comentário
HF Brasil/Cepea: Oferta elevada, preço em queda e margem pressionada marcam 2025; exportação surpreende pela resiliência
Cacau e Café: dois universos distintos que compartilham muito em comum
Produção acumulada de mandioca destinada à indústria nos estados do Paraná, MS e SP cresceu 10,3% em 2025
Mercado de cacau passa a considerar possível superávit
Comércio de frutas na Ceagesp de São Paulo deve crescer cerca de 30% neste fim de ano
Setor de hortifrutis projeta retomada das exportações brasileiras aos EUA com o fim do tarifaço