McCain Foods compra brasileira Sérya e abre caminho para expansão no país

Por Gabriela Mello
SÃO PAULO (Reuters) - A McCain Foods, maior fabricante de batata frita congelada do mundo, fez acordo para comprar 70 por cento da brasileira Sérya em um acordo que permitirá ao grupo canadense expandir sua presença no país.
O valor da transação não foi revelado. A participação restante na Sérya é controlada pela Forno de Minas, na qual a McCain comprou participação de 49 por cento no ano passado.
Uma fonte próxima das operações da McCain no Brasil afirmou que a subsidiária brasileira da companhia recebeu uma injeção de 15 milhões de dólares da matriz para acertar a aquisição.
A fonte afirmou ainda que a McCain deve comprar a participação restante na Forno de Minas nos próximos cinco anos.
Com sede em Araxá (MG), a Sérya tem uma fábrica com capacidade de produção anual de 12 mil toneladas. A aquisição é considerada como o primeiro passo da McCain para produzir batatas fritas congeladas localmente. Até agora, a companhia abastece o mercado brasileiro, incluindo redes de fastfood como McDonald's, com produtos importados de outros países, principalmente da Argentina.
"O Brasil é o quinto maior mercado de batata frita congelada do mundo e tem potencial de se tornar o terceiro até 2021", disse o diretor-geral da McCain no país, Aluizo Neto, em comunicado.
0 comentário
Conab verifica queda superior a 26% nos preços do tomate nos mercados atacadistas
HF Brasil/Cepea: Oferta elevada, preço em queda e margem pressionada marcam 2025; exportação surpreende pela resiliência
Cacau e Café: dois universos distintos que compartilham muito em comum
Produção acumulada de mandioca destinada à indústria nos estados do Paraná, MS e SP cresceu 10,3% em 2025
Mercado de cacau passa a considerar possível superávit
Comércio de frutas na Ceagesp de São Paulo deve crescer cerca de 30% neste fim de ano