Maçã/Cepea: Colheita se encerra com maior volume... E agora, o que esperar?
A produção nacional de maçã da safra 2020/21, colhida nas regiões do Sul do Brasil até o mês passado, deve superar a anterior. De acordo com agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, o volume pode chegar a 1,28 milhão de toneladas, alta de 36% frente à temporada 2019/20, que registrou apenas 939 mil toneladas.
Este aumento se deve, principalmente, ao clima favorável à produção durante boa parte do desenvolvimento dos pomares – houve impacto de granizos, mas de forma pontual e localizada. Agentes lembram, ainda, a importância do clima satisfatório no inverno passado e, também, durante a florada e a polinização das macieiras. No caso da fuji, a alternância de produção, comum à variedade, também esteve entre um dos fatores positivos à atual oferta.
Tal cenário proporcionou, além de uma carga de frutos elevada, maiores calibres em comparação ao ano anterior: a gala, por exemplo, registrou maior concentração nos tamanhos 135, 150 e 165 e a fuji, nos tamanhos 110, 120 e 135. A qualidade da maçã, no geral, também deve ser elevada, com maior concentração nas categorias 1 e 2 – os padrões mais remuneradores.
Apesar disso, agentes estão, agora, preocupados com a remuneração – a qual deve ser a maior dificuldade –, pois o aumento da oferta nacional veio em um momento de crise econômica, o que tem pressionado as cotações da maçã mais do que o esperado. E, nem mesmo o crescimento das exportações da fruta neste ano, que visa “aliviar” o volume disponível por aqui, compensou tal quadro.
Para junho, a expectativa é de que as classificadoras consigam ajustar melhor sua oferta e, consequentemente, os preços da maçã, possibilitando um cenário de remunerações mais satisfatórias para o segundo semestre. Mesmo assim, os valores deves ficar mais limitados do que no último ano, quando os preços foram impulsionados pela “quebra de safra”.
0 comentário

Tomate/Cepea: Maior oferta pressiona cotações no atacado

Chocolate sente impacto da alta do cacau, mas bombons seguem com lugar cativo no carrinho dos brasileiros

Encontro de Nogueira Pecã reuniu produtores de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul

Mandioca/Cepea: Comercialização avança e preços ainda recuam

Alívio na oferta global de cacau sugere superávit robusto na safra 2025/26

Produtores de abacate de Arapongas iniciam busca por Indicação Geográfica