Cacau: dobrar a produtividade é possível, por Vitor Stella

Publicado em 03/06/2022 09:07
Por Vitor Stella – P&A / CocoaAction Brasil

Árvore nativa da floresta Amazônica, o cacau representa o sustento de mais de 93 mil estabelecimentos rurais no Brasil, segundo os dados do último Censo Agropecuário (2017) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Deste montante, 69 mil (74%) estão na Bahia e 18 mil no Pará (19), estados que juntos representam 93% das propriedades destinadas ao cultivo da amêndoa. O restante (7%) se encontra no Espírito Santo, Rondônia e Minas Gerais.
Segundo dados de institutos de pesquisa, nos últimos anos, o país registrou uma produção média de 250 mil toneladas por ano, número muito aquém do potencial nacional. O desafio é a baixa produtividade – 300 kg de cacau por hectare, de média, no período de 2010 a 2019.

O baixo indicador é uma das consequências da infestação por vassoura-de-bruxa no Brasil, no final da década de 80. A doença devastou as lavouras cacaueiras na Bahia, deixou os produtores endividados e foi minando a capacidade de investimento e acesso a crédito no setor. Com isso os cacauais, sem o manejo agrícola adequado – com árvores velhas, sem tratos culturais e renovação, por exemplo – foram deixando de ser produtivos. Sem produtividade, não há rentabilidade, ou seja, o(a) produtor(a) deixa de ganhar dinheiro com a atividade.

Com o intuito de unir esforços e aproximar os atores da cadeia para dialogar e juntos abordar este e os demais desafios do setor cacaueiro, o CocoaAction Brasil foi criado em 2018. Esta iniciativa da Fundação Mundial do Cacau (WCF, na sigla em inglês) atua criando conexões e sinergias entre indústria, produção, governos, associações e entidades, terceiro setor e outras organizações para que a cadeia cacaueira seja mais sustentável, para que o produtor tenha prosperidade e para que o ambiente seja preservado. E isso começa com mais produtividade no campo!

Mas é possível dobrar a produção tão facilmente? Os agrônomos, tanto do CocoaAction Brasil, quanto de seus parceiros são unânimes em afirmar que sim.
Por falta de acesso à informação, de assistência técnica e/ou mecanismos financeiros, boa parte dos produtores de cacau no Brasil encontram dificuldades em fazer o básico relacionado às práticas agrícolas, como por exemplo análise de solo, importante aliada para a determinação da real necessidade de fertilizantes na propriedade.

Outras práticas simples, que contribuem imensamente com o aumento da produção, são a poda e o manejo da luz. Sim, a cabruca ou o cacau plantado em sistema agroflorestal, em meio à mata nativa, necessita de um certo sombreamento. No entanto, para que o fruto se desenvolva bem é preciso estar atento aos períodos e técnicas de poda, para que haja luminosidade suficiente para o cacau produzir bem. Se o produtor de cacau implementar as práticas básicas de manejo, ele tem potencial para dobrar facilmente a produtividade (frutos por hectare).

O CocoaAction vem trabalhando com parcerias para construir um ambiente propício, disseminando conhecimentos e promovendo a sustentabilidade entre os produtores e produtoras de cacau do Brasil. Nós acreditamos na espiral positiva da imagem acima, em que o aumento de produtividade provoca um efeito cascata de melhorias, que garantirão o sucesso do produtor no longo prazo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CocoaAction

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário