HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Embrapa apresenta inovação para cultivo de mandioca no Amapá

Publicado em 15/06/2022 16:53
Vitrine Tecnológica será instalada no Campo do Cerrado

Com o objetivo de encaminhar inovações na cadeia produtiva da mandioca no estado do Amapá, a Embrapa Amapá, Sebrae Amapá e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) promovem uma oficina de trabalho nos dias 17/6 (sexta-feira) e 18/6 (sábado), com atividades na sede do Sebrae em Macapá (AP) e instalação de uma Vitrine Tecnológica no Campo Experimental da Embrapa (Km 43 da BR-210), respectivamente.

Durante os dois dias do evento, representantes de associações e cooperativas de agricultores, extensionistas rurais e agentes envolvidos com o Programa Estadual de Produção Integrada (PPI) debaterão sobre inovações na sustentabilidade da cadeia produtiva da mandioca e o protagonismo da agricultura familiar no estado do Amapá.

Na manhã da sexta-feira, 17/6, serão destacados temas como a importância da inovação tecnológica na sustentabilidade da cadeia produtiva da mandioca no Amapá e o empreendedorismo social como promotor da inovação. Também será apresentado um case de sucesso com empreendedorismo na produção de mudas de qualidade de mandioca, pelo engenheiro agrônomo e investidor Benedito Dutra. No segundo e último dia da oficina, será realizada, durante a manhã, uma atividade no Campo Experimental da Embrapa (Km 43 da BR-210) visando implantar uma Vitrine Tecnológica da Mandioca com novas variedades e inovações para cultivo.

Rede Reniva

O chefe geral da Embrapa Amapá, Antonio Claudio Almeida de Carvalho, será um dos palestrantes da oficina. Ele ressalta que a proposta da Embrapa para promover inovação tecnológica no cultivo da mandioca é implementar o Projeto Reniva no Amapá, agregando os diversos elos da cadeia produtiva. Trata-se de um sistema de multiplicação e transferência de maniva-semente de mandioca com garantia de sanidade e qualidade genética, criado na Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas/Bahia).

“Equipes de pesquisa e técnicos da Embrapa Amapá já estão desenvolvendo atividades correlatas ao cultivo de mandioca, visando prover ganho efetivo em qualidade e produtividade no sistema de produção de mandioca no estado do Amapá”, acrescentou Antonio Claudio. O trabalho objetiva a coleta de materiais superiores de mandioca em cada região do Amapá, com a implantação de mudas no Campo Experimental de Mazagão; e a implantação de um jardim clonal de manivas-semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária já recomendadas e validadas pela Embrapa, no Campo Experimental do Cerrado.

Mudança na forma de plantio

Entre os benefícios da metodologia Rede Reniva estão cultivares livres de doenças e pragas, manivas de plantas de mandioca para multiplicação em larga escala, validação de genótipos de mandioca em diversos ambientes, e resgate de variedades tradicionais de mandioca.  Uma planta madura de mandioca gera cerca de dez manivas-semente e, com as técnicas de multiplicação do Reniva, esse número poderá chegar a 400 mudas. A inovação é a mudança na forma de plantio da maniva (caule da mandioca). Em vez de enterrar todo o caule-semente de forma desordenada no solo, e de uma só vez, o projeto Reniva orienta a cortar esse caule por etapas, replantando a semente para que ela se multiplique. Além do ganho de produtividade e qualidade no sistema de produção da mandioca, o Reniva proporciona sustentabilidade e competitividade para a cultura ao disponibilizar manivas em quantidade suficiente e nos períodos de maiores demandas, em função das melhores épocas de plantio.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Embrapa Amapá

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário