Mapa realiza workshop para apresentar projeto GCF Cacau Brasil Agrofloresta

Publicado em 15/03/2024 07:09

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA Brasil) realizaram, na manhã desta quarta-feira (13), o Workshop de lançamento do Programa GCF Cacau Brasil Agrofloresta. O foco é beneficiar 17.500 famílias diretamente e 372 mil famílias indiretamente. O evento ocorreu na sede do IICA, em Brasília (DF), com a participação de pesquisadores, acadêmicos, autoridades, produtores rurais e servidores estaduais e nacionais da agricultura.  

O projeto Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas em Sistemas Agroflorestais na Produção de Cacau nos Biomas Amazônia e Mata Atlântica (GCF Cacau Brasil Agrofloresta) tem como objetivo fortalecer a capacidade adaptativa para reduzir a vulnerabilidade climática dos ecossistemas nas comunidades cacaueiras nas regiões Transamazônica do Pará (Bioma Amazônia) e Sul da Bahia (Bioma Mata Atlântica).  

A abertura do evento foi conduzida pelo representante do IICA no Brasil, Christian Fischer, que destacou a importância de “avançar rumo à sustentabilidade, cada vez mais necessária, à agropecuária brasileira”. Participaram, também, o diretor executivo de Governança e Gestão da Embrapa, Alderi Araújo; e o secretário adjunto de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Mapa, Pedro Neto. A iniciativa do GCF foi apresentada aos participantes pelo gestor de projetos do IICA, Giovanni Coelho.  

Segundo Pedro Neto, a cadeia produtiva do cacau é muito relevante para o país e tem alcançado cada vez mais espaço a nível mundial. “Uma cadeia produtiva ampla deve ser representativa em diversos aspectos: nos contextos produtivo, territorial, empresarial, na qualificação e nas questões afetas ao entorno da produção. Não se trata apenas de plantar, colher, processar o cacau, vender e consumir os produtos, existe um complexo processo que envolve cada elo dessa cadeia. Estamos num momento importante para avançar na preparação de um ambiente favorável para o fortalecimento dos negócios que envolvem o cacau, pois colocamos o tema no centro de uma discussão que não é só nossa, mas de todo o Brasil”, enfatizou.  

A programação do workshop contemplou uma palestra sobre as estratégias para fomentar o desenvolvimento sustentável das regiões produtoras de cacau no Brasil, implementadas com o Plano Inova Cacau 2030, realizada pelo pesquisador da Ceplac, Paulo Marrocos, e pelo representante da CocoaAction Brasil, Pedro Ronca.  

O cronograma incluiu, ainda, uma oficina, executada por três grupos, que trabalharam os desafios e soluções para a cadeia de valor e qualidade do cacau, a viabilidade econômica dos Sistemas Agroflorestais com Cacau e o papel dos intervenientes do setor financeiro; e por fim, a evolução da adaptação da vulnerabilidade da cadeia produtiva do cacau frente às mudanças climáticas.  

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário