Excesso de oferta derrubou o preço da banana em SC

Publicado em 01/03/2010 14:59
A produção de banana de Santa Catarina superou as expectativas nos últimos meses. Mesmo assim, os agricultores estão muito preocupados. O excesso de oferta derrubou o preço da fruta.

São cerca de cinco mil hectares cobertos pelos pés de banana. Corupá, município com maior área plantada da fruta em Santa Catarina, superou a expectativa da produção nos últimos cinco meses. O crescimento foi de até 20% sobre o mesmo período anterior.

“O último ano foi um ano com características muito favoráveis para a produção, como chuvas bem espaçadas e temperatura adequada. Não tivemos geadas muito severas”, explicou o agrônomo Alexandre Mess.

Mas o que seria sinônimo para comemoração deu sinal de prejuízos. A grande oferta não foi compatível com a procura. Para estimular a compra os produtores precisaram reduzir muito os preços.

A caixa da banana, que, pelos cálculos do produtor, deveria ser comercializada por pelo menos R$ 6,00, que foi a média entre janeiro e outubro do ano passado, é vendida por R$ 3,50.

“A gente paga para colher a banana. Para tentar tirar um pouco do investimento que a gente tem feito”, reclamou o agricultor André Luiz Millnitz.

Santa Catarina é o terceiro produtor de banana do país. Fica atrás da Bahia e de São Paulo.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário