Inoculante CTS 500® tem compatibilidade comprovada com principais defensivos químicos do mercado

Publicado em 26/08/2019 11:30

A Bayer conquistou feitos inéditos com o lançamento do CTS 500®, este que é um sistema integrado de tratamento de sementes que permite uma inoculação da soja de longa duração. A tecnologia possui compatibilidade comprovada com os principais inseticidas, fungicidas e nematicidas, em um processo de inoculação com protetores bacterianos que dão sobrevida às bactérias, deixando-as em quantidade e eficácia suficientes para que ocorra uma excelente nodulação com eficiência na fixação de nitrogênio, e até 60 dias para o plantio.

Sabe-se que a cultura da soja tem capacidade de associação com as bactérias Bradyrhizobium, que, em troca de nutrientes, fornecem para a planta o nitrogênio, um dos elementos mais requeridos pela planta; cerca de 80 kg de N são necessários para a produção de uma tonelada da oleaginosa. Como essas bactérias não são nativas do solo brasileiro e o nitrogênio é fornecido pelas suas associações, é necessário fornecê-las através da inoculação.

O agricultor brasileiro por muito tempo utilizou-se de tecnologias de inoculação em que a semente precisava ir a campo o mais rápido possível, depois que fosse realizado o tratamento. No entanto, isso muda com a criação do CTS 500®lançado pela Bayer. Além disso, o sistema integrado apresenta compatibilidade comprovada com os principais defensivos químicos do mercado. Mais um trabalho de ponta fruto da pesquisa contínua da empresa.  

“Determinados químicos podem ter efeito bactericida e/ou conter em sua composição algum inerte com potencial agressivo para as Bradyrhizobium, causando morte ou diminuindo a sobrevida das bactérias. Isso não acontece com o CTS 500®, pois conta com o Safener, um agente protetor inserido no defensivo químico que consegue anular seu efeito danoso”, afirma Flavio Gentil Bonfante, engenheiro-agrônomo M.Sc. e desenvolvedor de mercado e soluções aplicadas para sementes da Bayer.

Soja nódulos publi Bayer Soja nódulos publi Bayer Soja nódulos publi Bayer
Nódulos em raízes de soja com utilização do CTS 500®

O especialista destaca que a compatibilidade química é um fator extremamente importante para que o processo de inoculação e fixação biológica do nitrogênio seja bem-sucedido. Além disso, a tecnologia ofertada pela Bayer para garantir a compatibilidade das sementes inoculadas no CTS 500® com os principais defensivos químicos do mercado não prejudica em nada a eficiência e eficácia do químico sobre a cultura aplicada.

A Bayer oferece ainda a possibilidade de o produtor ou sementeiro escolher químicos como, por exemplo, inseticidas ou fungicidas, que não estejam na gama de produtos pré-aprovados no CTS 500®. Basta solicitar os testes de compatibilidade. “Estas avaliações são feitas em nível de laboratório e campo para que possamos sanar todas as dúvidas a respeito. Passados os testes, podemos aprovar ou não o uso do químico junto ao sistema tecnológico”, esclarece Bonfante.

O produtor brasileiro adquire a nova tecnologia de inoculação ofertada pela Bayer com padrão de qualidade altíssimo, devido aos inúmeros testes que são realizados. Na safra 2018/19, 75 faixas de soja foram plantadas pelo Brasil com o sistema CTS 500®e serviram de amostra para os testes finais do sistema. Os pesquisadores identificaram, nestes ensaios, que o sistema proporciona incremento médio de 5% na produtividade da soja e aumenta em18% o número de nódulos nas raízes, que são os responsáveis pela fixação do nitrogênio.

“Temos muito cuidado e responsabilidade na aprovação de uma receita. O produtor pode ter a certeza de que, ao adquirir uma semente com um tratamento químico específico e o sistema integrado CTS 500®, este produto já foi testado e sua compatibilidade aprovada, dando perfeitas condições de sobrevida da bactéria por um período de até 60 dias após o tratamento”, ressalta Bonfante.

Além de obter excelentes resultados de produtividade na lavoura, ao adquirir a tecnologia CTS 500®, o produtor brasileiro ainda se beneficia com a praticidade, uma vez que a semente chega à propriedade 100% tratada de forma industrial e não são mais necessários gastos com operação e mão de obra para tratar as sementes na fazenda, reduzindo e otimizando o uso de produtos químicos na propriedade e, desta forma, realizando um manejo mais sustentável.

O sistema da Bayer tem sido apresentado nas principais feiras de agronegócio pelo país e conquistado cada vez mais produtores. Para adquirir o CTS 500®, basta entrar em contato com seu sementeiro, canal distribuidor ou seu representante de vendas Bayer. Para obter maiores informações de parceiros consulte o site www.cts500.com.br.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Bayer

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário