Combate estratégico contra a mancha-de-phoma

Publicado em 30/09/2019 10:47

Quando a mancha-de-phoma ataca os cafezais, derruba a produtividade de pelo menos duas safras seguidas. A doença causada pelos fungos do gênero Phoma provoca manchas escuras nas folhas, deixando-as com aspecto retorcido, como se fosse um plástico aquecido. Além da perda da capacidade de fotossíntese, essas folhas acabam caindo e as extremidades dos ramos ficam secas. Mais do que a eficiência produtiva, pode haver queda de qualidade da bebida. Ou seja, o cafeicultor perde dinheiro de todo lado. Mas não precisa – e nem deve – ser assim. Com o manejo correto e o combate estratégico à mancha-de-phoma, é possível manter os talhões saudáveis e produtivos.

cafe1

André Luís Mattiello, gerente de Desenvolvimento Técnico de Mercado da BASF, comenta que a phoma é uma doença mais característica dos períodos mais frios e de regiões onde há vento nessa fase do ano. “Na entrada das águas, temos uma condição favorável para a disseminação das doenças. Esfriou e passou a ventar, a doença começa a se manifestar. ” O tratamento químico, por meio de fungicidas, é uma das medidas mais importantes para reduzir ou evitar a ação da mancha-de-phoma. E o agricultor deve aplicar as soluções com inteligência, de forma combinada, para obter a melhor relação custo-benefício em cada pulverização.

Um exemplo dessa atenção é compreender que esse período da florada é um momento importante para o manejo da doença, pois é quando os cafezais ficam mais vulneráveis. Portanto, aplicações de fungicidas durante a florada e na fase pós-florada são fundamentais para garantir a contenção e o controle da phoma. “A doença sobrevive nos ramos, mas pode se manifestar também nas flores e, depois, nos frutos”, diz Mattiello. O gerente da BASF ainda chama a atenção para a assertividade no combate. “Quanto mais específico for o fungicida para o controle de phoma, mais eficiente será esse manejo. Por ser uma doença bastante agressiva, os níveis de prejuízo à produtividade são elevados”, reforça.

cafe2

A BASF tem um compromisso com os agricultores de oferecer as melhores e mais abrangentes soluções em proteção de culturas. É o que acontece também no combate estratégico à mancha-de-phoma. Em seu portfólio de fungicidas, o Cantus® está na linha de frente e pode ser aplicado na fase do abotoado, na florada e na pós-florada. Carro-chefe da empresa nessa questão, o Cantus® atua em todos os estágios de desenvolvimento do fundo e contribui para evitar o surgimento de resistência. O Orkestra® SC é indicado para situações em que a doença tem ação mais intensa e deve ser aplicado no período pré-colheita. “Além de pegar preventivamente a phoma, ainda pode pegar alguma ferrugem tardia e outras doenças mais características de verão e que podem ter avançado”, explica Mattiello, referindo-se ao amplo espectro do fungicida, resultado da combinação de dois princípios ativos.

A bateria de soluções para o controle de phoma tem mais duas opções. O Tutor®, que ainda tem bactericida, deve ser aplicado antes e depois da florada, mas principalmente na fase pré-florada. O Comet®, além de oferecer proteção fitossanitária, contribui para assegurar a qualidade da produção. Com a orientação correta e as ações adequadas, o cafeicultor consegue proteger bem suas lavouras e garantir sua lucratividade. Mas é preciso ir além. “Durante o período de colheita, ocorre de machucar o cafeeiro e derrubar muita folha. O manejo de proteção não só previne as doenças, mas também ajuda na cicatrização das plantas”, afirma Mattiello.

Para mais informações, clique aqui

basf rodape

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
BASF

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário