Monitoramento para a produtividade

Publicado em 08/10/2019 12:54

Estamos em um ambiente tropical propício para infestações de pragas e doenças, e isso aponta que a prática da agricultura no Brasil tem sido um desafio para os agricultores. Um estudo do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), em parceria com a Andef (Associação Nacional de Defesa Vegetal), apontou a necessidade do uso de defensivos para produzir mais soja, evitando perdas acima de 30% no rendimento da cultura. Isso significa mais comida na mesa.

basf-soja01

O fato de termos um clima quente e úmido, associado com a prática de duas ou mais safras no ano, faz com que as pragas encontrem um ambiente favorável para sua multiplicação e se mantenham presentes o ano todo. O monitoramento constante é o primeiro passo para garantir altas produtividades. Segundo Rodrigo Burci, consultor de Marketing Soja da BASF, as aplicações de inseticidas não têm um caráter preventivo como no caso dos fungicidas, devendo o agricultor realizar o combate no aparecimento dos primeiros insetos, visando reduzir as populações das pragas, especialmente quando se tem histórico de incidências de insetos como os percevejos. “Essa praga é uma das que mais preocupa o agricultor devido aos prejuízos que podem provocar nas lavouras de soja. Atualmente, a grande maioria dos materiais comercializados possuem biotecnologias que conferem tolerância às lagartas, o que não se vê com os percevejos”, comenta, reforçando que “independentemente do estádio da planta, o ideal é reduzir o máximo possível o número de indivíduos, já que os danos causados pelos percevejos impactam diretamente na produtividade de grãos”. O especialista ainda ressalta que, dependendo do índice de infestação, as perdas podem tirar todo o lucro do agricultor se medidas de controle não forem adotadas.

basf-soja2

A BASF tem uma recomendação criteriosa para o controle de pragas da soja que, além do monitoramento constante, inclui rotação de princípios ativos e a adoção de refúgio a fim de manter a funcionalidade dos recursos biotecnológicos das variedades plantadas. “O refúgio com variedades convencionais é imprescindível, pois dentro dessa área teremos indivíduos resistentes e não resistentes. Se eles forem se acasalando, a chance de aparecer um inseto resistente é menor”, ressalta Burci.

Quanto às entradas de defensivos químicos, o consultor da BASF é enfático: “Recomendamos inicialmente para o controle de percevejos a adoção de inseticidas dos grupos dos Neonicotinoides e dos Piretroides, que a BASF disponibiliza no mercado com a marca comercial Fastac® Duo (Acetamiprido + Alfacipermetrina). Com ele, o produtor tem dois mecanismos de ação distintos, que podem ser aplicados em todas as fases do cultivo, com eficiência no controle dos principais percevejos e da mosca-branca”. Além deste, o sojicultor pode aplicar os inseticidas Pirate® (Clorfenapir), que tem amplo espectro de controle e eficiência contra as principais lagartas de difícil controle, e o Nomolt® 150 (Teflubenzurom), que é altamente seletivo para inimigos naturais e permite um amplo efeito residual no manejo das lagartas. 

basf rodape

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
BASF

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário