Prevenção do câncer de mama na zona rural

Publicado em 14/10/2019 08:35

Algodão Outubro Rosa Tama

O trabalho de orientação e conscientização na prevenção da doença é muito importante e tem facilitado muito a vida das produtoras rurais.

Mas afinal, o que é o câncer de mama?

Câncer de mama é um tumor maligno formado pelo crescimento de células de maneira desordenada e o desenvolvimento de um ou mais nódulos na mama. É o câncer mais comum nas mulheres brasileiras e o que causa mais mortes. Detectado nas fases iniciais, o câncer de mama tem 95% de chances de cura.

Não existe uma causa específica para a doença, mas alguns fatores de risco podem levar ao desenvolvimento desse tipo de câncer: gênero, ser mulher é o principal fator de risco; a maioria é diagnosticado em mulheres acima de 55 anos; fatores genéticos, de 5% a 10% são hereditários, entre outros.

O exame preventivo é extremamente importante para a saúde das mulheres. Por isso, é importante que as populações rurais estejam sempre atentas a informações, orientações e, principalmente, a campanhas para a realização de exames de prevenção  do câncer der mama.

Algodão Outubro Rosa Tama

Como prevenir?

O Ministério da Saúde recomenda que a mamografia de rastreamento (uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raio X) seja feita anualmente por mulheres entre 50 e 69 anos, mas a partir dos 40 anos já é preciso começar a fazer o autoexame, feito por meio do toque, para sentir se existem caroços, nódulos ou pequenas lesões na região dos seios.

Algodão Outubro Rosa Tama

Campanha Algodão pela Vida

Para promover a conscientização da prevenção do câncer de mama, a Tama Brasil, empresa detentora da tecnologia para enfardamento do algodão,com apoio da SLC, uma das maiores produtoras mundiais de grãos e fibras; e da Scheffer, empresa brasileira produtora de algodão, soja e milho;está lançando, no mês de outubro,a campanha Algodão pela Vida, nós vestimos essa causa. A iniciativa conta ainda com o apoio do IMAMA - Instituto da Mama do Rio Grande do Sul, do Núcleo Mulheres do Agro-Oeste da Bahia e do Hospital do Câncer de Cuiabá.

A ação de responsabilidade social é dirigida para as comunidades rurais que fazem parte da área de atuação das empresas. Na Bahia, as cidades de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, e no Mato Grosso, Primavera do Leste, Campo Verde, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Sapezal e Campo Novo do Parecis, maiores produtoras de algodão no país.

Para chamar a atenção para a causa, durante o período da campanha serão expostos enormes fardos de algodão com embalagem cor de rosa nas estradas onde se localizam as principais as fazendas de algodão das empresas apoiadoras.

Algodão Outubro Rosa Tama

Algodão Outubro Rosa Tama

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
TAMA BRASIL

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário