CTS 500®: plantio em até 60 dias, compatibilidade química e importante potencial produtivo na lavoura de soja

Publicado em 31/10/2019 11:43

O plantio da safra 2019/20 de soja está só começando no Brasil. E quase tão antiga quanto a cultura da soja no país é a utilização da inoculação pelos produtores. A técnica da inoculação com bactérias fixadoras de nitrogênio tem como um dos seus principais benefícios o aumento dos nódulos nas raízes das plantas, que, por sua vez, favorecema maior absorção de nitrogênio.

Recentemente, estes e outros benefíciosforam reforçadospela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e pela Embrapa Soja, na Circular 143¹ .

A Circular 143 trouxe análises de benefícios da inoculação, como está sendo usada, razões para não ser ainda mais usada, entre outros. A seguir, alguns destaques trazidos pela Circular:

- A pesquisa, que analisou mais de 600 produtores, verificou que, destes, quase 60% dos entrevistados responderam que utilizaram a técnica da inoculação ou coinoculação na safra 2017/18.

- Em que pese o relativo alto uso de inoculantes, verificou-se que menos da metade deles faz o processo da forma correta, ou seja, com o máximo de potencial do produto. E dentre os usos que impossibilitam o potencial máximo do produto, estava o uso de produtos químicos durante o processo de inoculação, sem necessariamente conhecer a compatibilidade desses produtos com as bactérias, o que pode fazer com que a inoculação perca totalmente seu efeito.

- Já entre os produtores consultados que não utilizaram a técnica, a maioria alega razões que envolvem a falta de praticidade na aplicação, perda de garantia, pouco tempo para a realização da aplicação, falta de esclarecimento, entre outros, incluindo o receio de perda de garantia do tratamento industrial de sementes. E, quanto a este último ponto, o documento menciona que já existe tecnologia no mercado para que a semente seja inoculada industrialmente. “Se forem empregados inoculantes ‘longa vida’ em inoculação antecipada à semeadura (pré-inoculação), a pesquisa recomenda que devem ser recuperadas de 80 mil a 100 mil células viáveis de Bradyrhizobium por semente no momento da semeadura”, destacou o documento divulgado pela Emater e Embrapa Soja.

Ainda segundo a Circular da Embrapa, a maioria das unidades pesquisadasque utilizaram a inoculação industrial registrou incremento de nódulos e produtividade acima da média estadual (referente ao estado do Paraná), com 4.091 e 3.983 kg/ha para inoculação (Bradyrhizobium) e testemunha sem inoculante, respectivamente.Nesse sentido, diz um trecho do documento da Emater/Embrapa: “Esses resultados indicam resposta positiva consistente à inoculação/coinoculação em termos de nodulação em quase 100% dos casos, enquanto a produtividade de grãos aumentou em 88% dos casos, o que enfatiza a importância da adoção dessa tecnologia pelos agricultores”.

Ciente dos pontos mencionados na Circular 143, e sempre pensando no melhor para a sua lavoura, a Bayer trouxe para a safra 19/20 um forte aliado para o produtor brasileiro: o CTS500®. Com a tecnologia ABRA e PLANTE, que já conta com o inoculante no tratamento industrial de semente, não se faz mais necessário realizar o tratamento de sementes na fazenda. O CTS 500® é um avanço da tecnologia de inoculação,sendo a segunda geração do inoculante “longa vida” comercializado pela empresa.O produto oferece bactérias selecionadas, que por sua concentração e qualidade, além de permitir o pré-tratamento das sementes com até 60 dias para plantio, ainda conta com compatibilidade comprovada com os principais inseticidas, fungicidas e nematicidas do mercado².

Como resultado em ensaios e dados coletados pela empresa em mais de 70 áreas produtoras de soja pelo Brasil na temporada 2018/2019, chegou-se a um incremento médio de 5% na produtividade da soja e de 18% de aumento no número de nódulos nas raízesquando comparados seus ensaios com a condição do produtor.“Definitivamente, quebramos aquele tabu de que, depois de inocular, precisamos plantar a soja o mais rápido possível”, afirma Flavio Gentil Bonfante, engenheiro-agrônomo M.Sc. e desenvolvedor de mercado e soluções aplicadas para sementes da Bayer.

Bonfante destaca, ainda, que a compatibilidade química é um fator extremamente importante para que o processo de inoculação e fixação biológica do nitrogênio seja bem-sucedido.E, no caso do CTS500 , ele possui compatibilidade com os principais inseticidas, fungicidas e nematicidas do mercado, como mencionado, de forma a não prejudicar a eficiência desses produtos sobre as sementes de soja, nem desses defensivos químicos prejudicarem a eficiência do CTS 500 .

O CTS500 vem sendo apresentado pela Bayer durante os últimos meses nas principais feiras de agronegócio do país, e se você, produtor, quiser adquirir o produto, basta entrar em contato com seu sementeiro, canal distribuidor ou representante de vendas Bayer. Para obter maiores informações sobre o produto e nossos parceiros, consulte o site www.cts500.com.br.

[1] https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1021759/1/CT143.pdf

[2] Os resultados de todos os ensaios e pesquisas podem ser encontrados em artigos no site do CTS500 : https://www.cts500.com.br/Blogagricultor/

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Bayer

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário