Sociedade Rural Brasileira pede ao ministro leilão de Pepro para a citricultura
Em reunião na manhã desta terça-feira (3), o presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Cesario Ramalho da Silva, e o conselheiro da entidade, Gustavo Diniz Junqueira, sugeriram ao ministro da Agricultura Antônio Andrade a realização de leilões de Pepro (Prêmio Equalizador Pago ao Produtor) para a citricultura brasileira.
O Pepro é uma subvenção econômica (prêmio) concedida pelo governo ao produtor que se disponha a vender seu produto pela diferença entre o valor de referência estipulado pelo governo e o valor do prêmio arrematado em leilão. "Foi uma falha do governo (não fazer Pepro para laranja). O governo precisa aplicar esses mecanismos", disse Ramalho.
Segundo ele, a expectativa do setor era que o governo realizasse o leilão ainda em novembro, mas até agora não existe essa definição.
Além da laranja, outro tema debatido foi a implantação de uma política clara para o etanol brasileiro. "O setor sucroenergético quer única e exclusivamente um ambiente regulatório qualificado, com objetivos claros, segurança jurídica, e menos intervencionismo, criando um cenário com mais previsibilidade para tomada de decisão do setor privado e de investidores", afirmou o presidente da Rural ao ministro.
Ramalho e Junqueira participam agora a tarde da reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para debater as regras e demarcações de terras indígenas.
0 comentário
Produção de laranja da Flórida deverá ser a menor em quase um século
Citros/Cepea: Oferta da tahiti cresce neste início de 2025, mas deve recuar em fevereiro
Agrodefesa orienta aquisição de mudas de citros apenas de viveiros cadastrados
Safra de laranja 2024/25 apresenta irregularidades em algumas regiões de São Paulo; citricultores estão no aguardo de chuvas
Com queda de volume e aumento da receita, exportações de suco de laranja chegam aos seis meses da safra 2024/25
Citros/Cepea: Proximidade da safra pressiona preços da lima ácida tahiti