Em busca da qualificação e valorização da cultura do citros do Vale do Caí

Publicado em 27/06/2018 09:35

Produtores, representando a Câmara Regional da Citricultura do Vale do Caí, além de representantes da Emater e do Sebrae-RS,  estiveram na manhã desta terça-feira, dia 26 de junho, na Embrapa Uva e Vinho para conversar com o pesquisador Jorge Tonietto, em Bento Gonçalves(RS), sobre a possibilidade e oportunidade de estruturação de uma Indicação Geográfica para as tradicionais frutas cítricas para o consumo in natura da região do Vale do Caí.

Segundo Derli Paulo Bonine, engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, a visita foi agendada para atender uma prioridade identificada no Seminário de Planejamento realizado pela Câmara de Citricultura em 2017. “Nosso grupo tem a missão de buscar formas de valorizar a fruta cítrica que produzimos, por isso marcamos essa reunião. Acreditamos que a Indicação Geográfica seja uma opção”, pontuou ele.

Após apresentação da fruticultura do Vale do Caí realizada pela Comitiva, Tonietto falou sobre alternativas para a valorização dos cítricos da região, como a Marca Coletiva, a Marca de Certificação e a Indicação Geográfica. O pesquisador abordou as vantagens e as exigências dessas diferentes modalidades de direito marcário.

Com base na explanação, o grupo achou mais pertinente para o momento atual trabalhar em uma marca coletiva. “É importante reunir os diferentes elos da cadeia produtiva, em especial os produtores e os comerciantes para definir os critérios de qualificação dos produtos e estruturar uma representação institucionalizadas dos interessados”, destacou Tonietto.

Segundo antecipou Junior Utzig do Sebrae-RS, já no mês de julho essa Comitiva irá se reunir com os comerciantes e apresentar alternativas para a valorização dos citros, com destaque para a criação de uma Marca Coletiva, com base nas informações obtidas durante a visita à Embrapa.

As próximas etapas deverão ser discutidas entre os membros da Câmara Regional da Citricultura do Vale do Caí, com a possibilidade de criação de uma Associação, que reunirá o o setor produtivo e  definirá o regulamento de uso, estabelecendo os padrões de qualidade para os cítricos de interesse. Dentre outras frutas cítricas, na região merece destaque a bergamota Montenegrina.

A Câmara Regional da Citricultura do Vale do Caí foi criada em 2002, por produtores, viveiristas, instituições de ensino, pesquisa e extensão, que sem uma constituição formal, reúnem-se para avaliar a situação, elaborar diagnósticos e propor atividades para alavancar a produção e a qualidade dos citros da região.

Também estiveram presentes na reunião os produtores integrantes da Coofrutaf, Maurício Luís Jacobsen e Sandro Henrique Mota, o técnico da Embrapa Alexandre Mussnich e a professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Shana Sabbado Flores

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Embrapa Uva e Vinho

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário