Pesquisa da Califórnia afirma ter a cura do greening

Publicado em 08/07/2020 13:25

Pesquisadores da Universidade da Califórnia Riverside (UCR) anunciaram um novo tratamento que poderia ser a cura definitiva para o greening. De acordo com os cientistas, a nova técnica utiliza uma molécula encontrada em parentes cítricos selvagens e seria capaz de matar efetivamente a bactéria causadora da doença. 

O geneticista da UCR, Hailing Jin , que descobriu esse novo tratamento após cinco anos de pesquisas, explicou que essa molécula é um peptídeo antimicrobiano. "Esse peptídeo é encontrado no fruto de limão australiano tolerante ao greening, que é consumido há centenas de anos", disse Jin. 

O pesquisador encontrou o peptídeo examinando plantas como o limão australiano conhecido por possuir tolerância natural às bactérias que causam a doença de Citrus Greening, e isolando os genes que contribuem para essa imunidade inata. Um desses genes produz o peptídeo, que ele testou ao longo de dois anos com resultados positivos. "Você pode ver as bactérias drasticamente reduzidas e as folhas parecerem saudáveis novamente apenas alguns meses após o tratamento".

O geneticista também garante que as características da molécula fazem com que o novo tratamento seja mais eficaz em relação aos antibióticos. Ele explica que diferentemente dos sprays de antibióticos, o peptídeo é estável mesmo quando usado ao ar livre em altas temperaturas. “Por outro lado, esse peptídeo é estável mesmo quando usado em temperaturas de 130 graus". Ele também destaca que o método é de baixo custo para os produtores. “Como o peptídeo só precisa ser reaplicado algumas vezes por ano, é altamente econômico para os produtores. Esse peptídeo também pode ser desenvolvido em uma solução semelhante a uma vacina para proteger plantas jovens e saudáveis de infecções, pois é capaz de induzir a imunidade inata da planta às bactérias”, ressalta. 

O tratamento está em fase de aprimoramento de aplicação. Para isso a UCR firmou um contrato de licenciamento mundial exclusivo com a empresa Invaio Sciences, proprietária da tecnologia de injeção, que promete garantir que o novo tratamento chegue onde é necessário nas plantas. Segundo o diretor de comercialização de tecnologia da UCR,  Brian Suh, essa licença para o Invaio abre a oportunidade para que o produto chegue ao mercado mais rapidamente.

"Pesquisas de ponta da UCR, como o peptídeo identificado pelo Dr. Jin, têm uma enorme quantidade de potencial comercial e podem transformar a trajetória de problemas do mundo real com essas soluções inovadoras", avaliou. 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CitrusBR

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário