OMC decide a favor do Brasil em disputa com EUA sobre suco

Publicado em 25/03/2011 14:41
A Organização Mundial do Comércio (OMC) decidiu, nesta sexta-feira, que algumas taxas antidumping impostas pelos Estados Unidos sobre as importações de suco de laranja produzido no Brasil violam as leis do comércio internacional. O dumping é uma prática em que as empresas baixam violentamente os preços de seus produtos em relação à concorrência.

Em uma demanda apresentada junto à OMC em 2008, o Brasil denunciou que o método utilizado pelos americanos para calcular o dumping de seu suco de laranja era ilegal. O painel de resolução de disputas da OMC aceitou a demanda brasileira em dois pontos, concluindo que os Estados Unidos "agiram de maneira inconsistente" ao aplicar seu polêmico e complexo método de cálculo, chamado de "zeroing".

A organização recomendou que Washington "adapte suas medidas de acordo com suas obrigações sob o Acordo Antidumping".

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AFP

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Luis França Alto Paraná - PR

    Alguem poderia me esclarecer como é calculado o custo de produção atraves desse sistema "zeroing" pelo que sei ele diminui o nosso custo , deixando margem para que nos acusem de dumping,, se eu estiver errado por favor me corrijam.

    Att. Luis França

    0