Laranja: produção perde áreas de plantio

Publicado em 01/09/2011 16:58
Cultura migra para o centro-sul de São Paulo devido à expansão da produção de cana-de-açúcar no norte do estado. Fatores climáticos também contribuíram
O Diretor de Política Agrícola da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Silvio Porto, afirmou que as culturas de laranja e café vêm perdendo áreas de produção devido ao aumento da área de plantio da cana-de-açúcar. “A competição entre essas culturas e a cana tem acontecido por causa da expectativa de crescimento do setor sucroalcooleiro”, explicou o diretor na coletiva para apresentação do terceiro levantamento da safra 2011/2012 de laranja realizado pela Conab, nesta quinta-feira, dia 1º. de setembro.

A perda de áreas no norte no estado, no entanto, não provocou queda na produção. “Há uma compensação pela perda de área, que é a migração para o centro-sul do estado, onde o clima é até mais favorável, o solo é novo e a incidência de doenças deve ser menor, por se tratar do primeiro ciclo de plantio na região”, afirmou Silvio Porto.

O estado de São Paulo é maior produtor de laranja do país, com participação de aproximadamente 75% da plantação da fruta. Durante a safra 2010/2011, a produção de laranja no estado deverá atingir 377 milhões de caixas de 40,8 kg, o que representa um aumento de cerca de 17% em relação à safra passada, que foi de 322,2 milhões de caixas.

Saiba mais
 
A pesquisa da safra da laranja é feita pela Conab em parceria com a Secretaria de Agricultura do estado de São Paulo, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA) e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati). Utilizam-se recursos de amostragem probabilística estratificada, seguindo o critério de segmentação.  O levantamento da fruta começou a ser realizado no segundo semestre de 2010.

Os dados foram coletados entre julho e agosto deste ano, mediante aplicação de questionários junto às unidades de produção agrícola.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário