Embrapa lança manual de qualidade de leite para pequenos produtores

Publicado em 06/04/2018 16:43 e atualizado em 06/04/2018 17:44

Para atender as exigências e a crescente valorização da qualidade do leite, a Embrapa lança um manual para manutenção da qualidade do leite cru refrigerado armazenado em tanques coletivos para pequenos produtores, técnicos, transportadores e coletores de amostras de leite. A publicação traz recomendações para a produção de leite com qualidade, desde a ordenha até o transporte para o laticínio, com foco em protocolos de higienização de tanques coletivos ou comunitários de armazenamento refrigerado de leite cru. A publicação é um trabalho conjunto realizado entre pesquisadores e analistas da área de transferência de tecnologia da Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ) e Embrapa Gado de Leite (MG).

O manual aborda, de forma detalhada, questões técnicas, normativas e legais relacionadas à produção, armazenamento e transporte de leite, contendo um guia para coleta de amostras para análise. “Esse manual apresenta os protocolos mais modernos para obtenção e manutenção de leite com qualidade proveniente de agricultores familiares, que armazenam leite em tanques comunitários; desde a ordenha do animal até o transporte para a unidade de processamento”, informa Letícia Mendonça, analista da área de transferência de tecnologia da Embrapa Gado de Leite. Esses tanques caracterizam-se como unidades coletivas de resfriamento de leite, geralmente utilizados por pequenos produtores, que compartilham o equipamento para armazenar o leite cru a ser entregue ao laticínio. “Mesmo no leite resfriado ocorre multiplicação de microrganismos, caso a higienização desses tanques não seja realizada adequadamente. Normalmente, há formação de películas com microrganismos que contaminam e alteram as características do leite. Por isso, é preciso implementar protocolos não só na ordenha, mas também nos processos de armazenamento e transporte do produto”, ressalta André Dutra, analista da área de transferência de tecnologia da Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ), líder de um projeto que prevê o incremento de qualidade do leite produzido por agricultores familiares no Estado do Rio de Janeiro e Minas Gerais.  

A aplicação dessas recomendações na cadeira leiteira de pequena escala contribui para o aumento do lucro, através do pagamento por qualidade; do rendimento industrial e da qualidade dos produtos lácteos ofertados ao consumidor final.

O manual está disponível gratuitamente para download no Portal da Embrapa. Acesse aqui. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Embrapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário