Exportação de granéis pelo Paranaguá cresce 30% no primeiro quadrimestre

Publicado em 08/05/2012 07:19
De janeiro a abril deste ano, o Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá movimentou 5,3 milhões de toneladas de grãos. O volume representa um crescimento de 30% na movimentação em comparação com o mesmo período do ano passado. 

Como já vinha sendo registrado nos meses anteriores, a soja e o farelo continuam sendo os principais responsáveis por essa alta. Ao todo, foram mais de 4,6 milhões de toneladas dos dois produtos que passaram pelas esteiras dos portos paranaenses nos primeiros quatros meses de 2012.

O que ajudou a aumentar o volume de grãos exportados pelo Porto de Paranaguá foi o preço internacional dos produtos, como explica o diretor empresarial, Lourenço Fregonese. “Este início de ano está sendo bem interessante. Apesar da seca muito grande nos estados produtores, a exportação se manteve forte”. Ainda de acordo com Fregonese, um dos maiores compradores dos grãos exportados pelo Porto de Paranaguá é a China.

Soja – A movimentação da soja, de janeiro a abril deste ano, foi 68% maior comparada ao mesmo período no ano passado. Foram 3 milhões de toneladas exportadas contra 1,8 milhão no mesmo período do ano passado. Já no farelo de soja, o crescimento no quadrimestre foi de 23%, totalizando 1,6 milhão de toneladas exportadas. 

Foram exportadas ainda pelo Corredor mais de 401 mil toneladas de trigo e mais de 272 mil toneladas de milho. 

No ano – O aumento na exportação de grãos pelo Porto de Paranaguá é uma tendência que segue linear pelo menos desde setembro de 2011. Este ano, todos os meses registraram alta na movimentação em relação ao ano passado. Em janeiro, o movimento total de grãos foi 7% maior. Em fevereiro, o recorde do ano, quase 89% superior. Em março, 48% e em abril, 3,1%. 

Considerando apenas o mês de abril, foram exportadas pelo Corredor de Exportação do porto 1,65 milhão de toneladas. No mesmo mês, em 2011, o total foi de 1,6 milhão de toneladas de granel. 

Recordes – Ainda de acordo com os dados divulgados pelo departamento de estatística da Autarquia, o recorde de embarque mensal registrado na história do Porto é de maio de 2011, com 1,8 milhão de toneladas exportadas. No ano passado, a Appa bateu o recorde de exportação de grãos, totalizando cerca de 14 milhões de toneladas exportadas.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
APPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário