Novos investimentos permitirão aumentar a movimentação de cargas em Paranaguá

Publicado em 19/02/2013 16:55
Das 25 áreas anunciadas pela SEP para arrendamento em Paranaguá, 11 correspondem a arrendamentos vencidos ou a vencer e 14 de novas áreas
O plano de arrendamento divulgado nesta segunda-feira (18), pelo Governo Federal, prevê a concessão de áreas novas e já existentes no Porto de Paranaguá que permitirão aumentar ainda mais a movimentação de cargas pelo terminal. Das 25 áreas anunciadas pelo governo federal para novas concessões em Paranaguá, 11 correspondem a arrendamentos vencidos ou a vencer e 14 são correspondentes a áreas novas.

Os contratos vencidos são: Bunge (2 contratos), Cargill (3 contratos), Centro Sul, União Vopak e Volkswagen. As demais novas áreas anunciadas seriam destinadas a diferentes finalidades: carga geral, granéis sólidos importação e exportação, veículos, área de apoio náutico e terminal de passageiros.  

“O Plano do Governo Federal teve origem no PDZPO elaborado pela Appa. Independentemente do rumo que tomará o novo marco legal, na forma da lei, estaremos trabalhando no sentido de atender agricultores, indústria e o comércio que são os que geram as riquezas deste país”, afirma Dividino.

Em novembro do ano passado, a Appa protocolou junto à Antaq um Plano de Arrendamento que listava 20 novas áreas a serem arrendadas. O plano foi elaborado em consonância com o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto Organizado (PDZPO), e seguiu as premissas estabelecidas pela SEP e ANTAQ.

Trata-se do levantamento e cadastro das áreas suscetíveis de arrendamento para novos empreendimentos, bem como o detalhamento dos contratos vigentes, dentre os quais foram levantados os contratos com vencimento nos próximos 05 anos, que , no que couber, deverão ser licitados para novos arrendatários.

A lista da SEP elenca 25 áreas. Dividino explica que o volume de áreas estimadas suscetíveis a arrendamento é diferente porque a Appa estabeleceu um cronograma de implantações para os próximos cinco anos e retirou as áreas com incertezas ambientais, ou seja, áreas que poderiam ser restringidas pelo meio ambiente tendo em vista o entorno do Porto de Paranaguá.

“Com a mudança do marco regulatório, as novas áreas a serem arrendadas ou licitadas serão ofertadas ao mercado pelo sistema de leilão. Quem apresentar maior movimentação e menor preço vai ganhar. Com isso, acredito que empresas regionais também tenham chance de fechar negócios em Paranaguá, como cooperativas e empresas de menor porte. O que importa é que estamos alinhados a esta nova estruturação apresentada pelo governo federal e, por termos nos preparados, o governo federal poderá se utilizar dos projetos elaborados”, afirma Dividino.

O cronograma de realização das licitações está em discussão na SEP, sendo que a expectativa é que todos editais sejam publicados até o segundo semestre de 2013. Os valores de investimento para todos os empreendimentos só poderão ser definidos após a elaboração dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEAs), dos quais a Appa já elaborou 16. Estima-se para todo o conjunto de 159 arrendamentos anunciados pelo Governo Federal, um investimento total da ordem de R$ 16,7 bilhões.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Asscom Appa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário