Portos e Agricultura assinam autorização para a construção de Porto no Pará
Foi assinada na tarde desta terça-feira (5) pelo ministro da Secretaria de Portos, César Borges, e pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, a autorização para a construção da Estação de Transbordo de Carga (ETC) da Hidrovia Brasil S/A em Itaituba, Distrito de Miritituba, no Pará.
A construção da ETC é de grande importância para o desenvolvimento do Corredor Norte como rota alternativa para o escoamento da safra de grãos, desafogando assim os portos da região Sudeste. A expectativa é de que sejam movimentadas 4,4 milhões de toneladas de granéis sólidos por ano.
De acordo com o ministro Neri Geller, a construção traz uma mudança radical no sentido de transportar a produção principalmente dos estados de Mato Grosso e sul do Pará, que estão sendo vanguarda na produção nacional com 47 milhões de toneladas produzidas. Cerca de 30% desta produção são escoados pelos portos de Santos e Paranaguá. No caso do milho em Mato Grosso, por exemplo, os produtores gastam cerca de R$ 15 por saca, ou seja, 60% da produção acaba ficando em frete.
Com a melhoria da logística de escoamento pelo Arco Norte, será possível reduzir em aproximadamente US$ 50 por tonelada o custo logístico – porteira/porto de embarque – favorecendo as exportações de milho em larga escala e beneficiando os produtores situados a uma distância de mais de 2 mil km dos atuais embarcadouros do Sul e Sudeste.
0 comentário

Transportadoras aguardam plano dos EUA de cobrar taxas portuárias de navios ligados à China

Rio Reno sobe após chuva, navios conseguem aumentar carga

Movimentação de cargas nos portos do Paraná cresce 6,3% no primeiro trimestre

Os custos de transporte do Reno na Alemanha aumentam com a queda do nível do rio, mas há previsão de chuva

Porto de Santos planeja atrair navios maiores para commodities aprofundando calado

Obras de Bunker no Porto de Santos atrasam, mas mantêm expectativa estratégica